O delegado-geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, anunciou nesta quarta-feira (21/08) a retomada do plantão 24 horas no prédio da Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA), no conjunto Morada do Sol, zona centro-sul de Manaus. Desde a quinta-feira (15/08), o registro de flagrantes de violência contra crianças e adolescentes, nas noites e madrugadas, vinha ocorrendo no chamado Plantão de Vulneráveis, que funciona na Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, no conjunto Eldorado, no Parque Dez.
Em fase de implantação, o projeto Plantão de Vulneráveis está ampliando para idosos e pessoas com deficiência o atendimento policial especializado 24 horas por dia. O projeto continua, mas o atendimento ao público infantojuvenil voltará a ocorrer no prédio da DEPCA, a partir desta quinta-feira (22/08). A mudança foi comunicada pelo delegado-geral na manhã de hoje (21/08), em reunião com membros da Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes, o Ministério Público do Estado (MPE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) na sede da Delegacia-Geral, no Dom Pedro, zona centro-oeste.
A DEPCA ganhou novo prédio, na semana passada, no conjunto Morada do Sol, e passou por ampliação da quantidade de servidores, conforme o delegado-geral. A unidade tinha três, e passou a ter quatro delegados. Os escrivães eram quatro, agora são seis. Já a equipe de investigadores, que reunia sete profissionais, agora são um total de 10 desde a implantação do novo prédio.
“O governador Wilson Lima decidiu que o plantão na DEPCA fosse retomado. Convidamos os integrantes da Rede de Proteção para esclarecer que nossa proposta com o Plantão de Vulneráveis era oferecer um atendimento de mais qualidade para toda a população, otimizando nossos recursos humanos. Já estavam garantidas equipes especializadas para acolher as crianças e adolescentes, assim como o atendimento especializado foi estendido a outros vulneráveis, como idosos e pessoas com deficiência, que antes não tinham esse tratamento”, disse Lázaro Ramos.
A Polícia enfatiza que qualquer delegacia tem a obrigação de atender casos de violência, seja contra mulher, idoso, criança ou pessoa com deficiência. Contudo, as unidades especializadas possuem estrutura mais adequada, com policiais treinados e equipe multidisciplinar. As mulheres vítimas de violência contam com duas delegacias. Uma no conjunto Eldorado e outra no bairro Cidade de Deus, zona norte. Ambas ficam abertas dia e noite.
O público da terceira idade também possui uma unidade especializada. É a Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (Decci), que funciona em horário comercial, até as 18h. Depois desse horário, agora, o cidadão pode buscar socorro na Delegacia da Mulher, no Eldorado.
Nova Delegacia – A Polícia Civil anunciou a implantação de uma nova unidade da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, que vai funcionar no prédio da Seccional Sul, na zona sul de Manaus. A nova unidade deve começar a funcionar em setembro e ficará aberta no horário comercial.
Novos endereços – As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) estão funcionando em novos endereços. A mudança de equipamentos está sendo finalizada. A DERFV vai funcionar no prédio da antiga DEPCA, na rua Seis, Conjunto Vista Bela, bairro Planalto, zona centro-oeste da cidade. Já a Dema vai funcionar na Travessa Hermes Fontes, 60, bairro Compensa 2, zona oeste.
FOTO: Alailson Santos/PC-AM