O projeto “Pa’Lante”, livro fotográfico contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2017, da Prefeitura de Manaus, promove o lançamento de sua obra e a exibição de um dos episódios da série homônima a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades são gratuitas e acontecem entre os meses de novembro e dezembro, em quatro escolas da rede pública de Manaus.
A iniciativa integra o cronograma de contrapartidas do projeto, idealizado pelo jornalista e cineasta Aldemar Matias, proprietário da empresa Formiga de Fogo Filmes. Segundo Matias, o livro é baseado nas fotos extraídas dos cinco episódios e do processo de filmagem da série também chamada “Pa’Lante”, dirigida por ele, e que inspirou a obra impressa.
“A série aborda jovens dançarinos que desafiam o entorno conservador das suas comunidades através da dança. Quando surgiu o edital, eu senti que ainda podia ter esse registro da dança de uma forma diferente, pelos movimentos que ela produz, com o fato de poder ‘congelar’ a imagem e gerar um outro efeito. Então veio a ideia de fazer o livro fotográfico com diálogos e trechos dos personagens da série”, comentou Aldemar.
Cada episódio de “Pa’Lante” foi gravado em um país diferente: entre as danças e os personagens retratados, a série e o livro passam pela salsa de Cali, na Colômbia; a Dança das Tesouras, no Peru; a dança contemporânea em Quito, no Equador; a Dança Afroboliviana em La Paz, na Bolívia; e, finalmente, no Brasil, a ciranda de Manacapuru, no interior do Amazonas. Os textos do livro, portanto, estão em português e espanhol.
Contrapartidas
As próximas atividades acontecem nos dias 26/11, 2/12, 3/12 e 5/12, em escolas municipais de diferentes zonas da cidade. Na programação, a atividade de estreia ocorreu na última quinta-feira, 21/11, na escola municipal Professor Agenor Ferreira Lima.
“Aproximadamente 50 alunos participaram da atividade, desde adolescentes na faixa dos 15 anos até adultos por volta dos 45 anos. Falamos um pouco sobre o nosso projeto e, em seguida, foram distribuídos exemplares do livro e exibimos um episódio da série, com duração de 26 minutos. Ao final, abrimos para debater sobre a temática”, explicou o produtor Carlos Barbosa, que integra a equipe do projeto.
Programação
26/11 (terça-feira)
Local – Escola municipal Anastácio Assunção
Horário – 19h às 20h30
02/12 (segunda-feira)
Local – Escola municipal Senador Fabio Pereira de Lucena Bittencourt
Horário – 19h às 20h30
03/12 (terça-feira)
Local – Escola municipal Marly Barbosa Garganta
Horário – 19h às 20h30
05/12 (quinta-feira)
Local – Escola municipal Aristóphanes Bezerra de Castro
Horário – 19h às 20h30
Fotos – Divulgação / Manauscult