CIDADE DO MÉXICO — O presidente mexicano, Andrés Manuel Lópes Obrador, vai rifar o luxuoso Boeing 787-8. Depois de inúmeras tentativas mal sucedidas, essa foi a única solução encontrada para se livrar da aeronave.
Em uma entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, o mandatário mexicano sugeriu que a rifa seja organizada pela Loteria Nacional com sorteio de seis milhões de bilhetes de 500 pesos (110 reais), para um prêmio toal de 30 milhões de pesos (6,6 milhões de reais)
López Obrador disse que o avião, enviado há meses para os Estados Unidos para ser exibido e vendido, regressaria em breve ao México, já que não achou comprador. A manutenção da aeronave durante esse tempo custou 1,6 milhão de dólares (6,67 milhões de reais).
O presidente disse que um dos potenciais compradores americanos ofereceu 125 milhões de dólares, mas a operação não foi concluída porque a oferta estava 5 milhões de dólares abaixo do valor orçado pela ONU, que assessorou o México no processo.
A venda da aeronave, equipada com sala de reunião, cama “king-size” e banheiro em mármore, foi uma promessa de campanha do presidente, que viajou em voos comerciais pregando uma política de austeridade ao país de 126 milhões de habitantes, dos quais cerca da metade vive na pobreza.
O avião, adquirido em 2012 pelo ex-presidente Felipe Calderón, é uma das 70 aeronaves e helicópteros que o presidente está tentando vender. Mais Noticias Em... https://extra.globo.com/noticias/mundo/mexico-vai-rifar-aviao-presidencial-de-luxo-24197182.html