BRASÍLIA (Reuters) – O Brasil tem 13 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus e até o momento se mantém sem nenhuma confirmação da doença no país, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira.
Conforme o balanço divulgado pelo ministério, há 6 casos suspeitos sob investigação em São Paulo, 4 no Rio Grande do Sul, 2 em Santa Catarina e 1 no Rio de Janeiro. O secretário destacou ainda que foram descartados outros 16 casos.
A epidemia do novo coronavírus já matou 425 pessoas na China.
O secretário de Vigilância em Saúde destacou na entrevista que foi publicada nesta terça-feira a portaria que declara situação de emergência pública no país em razão da epidemia mundial do coronavírus. Ele ressaltou que a declaração de emergência se deve a um “ajuste administrativo” e não tem nada a ver com questões epidemiológicas do país.
“Não temos nenhum caso confirmado no Brasil, mas dada a conjectura da declaração de emergência internacional, entendemos fazer um ajuste para dar celeridade no processo”, disse Oliveira, em referência ao processo iniciado pelo governo brasileiro de trazer ao país brasileiros que vivem na região chinesa de Wuhan, onde está o maior foco do vírus.
O secretário reforçou que as pessoas vão voltar para o país voluntariamente, mas terão de passar por avaliações clínicas caso decidam retornar ao Brasil. Mais Noticias Em… https://extra.globo.com/noticias/economia/brasil-tem-13-casos-suspeitos-de-novo-coronavirus-informa-ministerio-da-saude-24229333.html