Cena de ‘Parasita’ dispara vendas de empresa de batatas chips da Espanha

O empresário Cesar Bonilla ainda está impressionado pelo súbito aumento na procura pelas batatas chips em lata feitas por sua empresa no noroeste da Espanha depois que elas apareceram numa cena do oscarizado filme sul-coreano “Parasita”.

O filme este mês se tornou a primeira produção não falada em inglês a ganhar um Oscar de Melhor Filme, e Bonilla, de 87 anos, está extremamente agradecido ao diretor Bong Joon-ho.

 Eu lhe diria obrigado mil vezes, e até fico com lágrimas nos olhos quando penso nisso — disse ele à Reuters, enquanto assistia à cena no filme em que a família Kim se entope de comida e bebida na casa de seus ricos patrões, depois de fazer armações para conseguir seus empregos.  Foi um mistério para mim como o filme mostrou a lata de batatas chips Bonilla La Vista, feitas com tanto amor, e depois a produção virou esse sucesso todo…

“Parasita” também levou os Oscars de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional. E, no ano passado, foi o primeiro filme sul-coreano a ganhar a Palma de Ouro em Cannes.

A companhia de Bonilla, dirigida por sua família, viu as vendas on-line das batatas chips subirem 150%, e os distribuidores vêm aumentando os pedidos tanto na Espanha quanto em outros países. Foi preciso contratar mais quatro funcionários, além dos cem que trabalham na empresa.

 Agora que estamos vendendo à beça com todo esse impacto, precisamos contratar gente, do contrário não daríamos conta — disse Bonilla.

A companhia fabrica 540 toneladas de batatas chips por ano, exportando 60 toneladas para 20 países. Na Coreia do Sul, onde as batatas já eram populares antes mesmo do filme, chegam 40 toneladas, a maior parte do que é exportado.

O pai de Cesar, Salvador, começou a empresa em 1932, vendendo as batatas numa banca. O nome da companhia veio da resposta do próprio fundador, originalmente um marinheiro, a seus oficiais: “Bonilla presente!”

Cesar começou a entregar as batatas, fritas e empacotadas por sua mãe, em uma motocicleta a partir de 1950 e depois decidiu abrir uma fábrica, mantendo as latas como embalagens, já que preservavam melhor o sabor.

Clientes e amigos alertaram o empresário depois que viram as batatas no filme.

 Nunca imaginamos que poderíamos ir tão longe com uma lata de batatas fritas — diz Bonilla. Fiquei comovido e orgulhoso. Mais Noticias Em… https://extra.globo.com/noticias/economia/cena-de-parasita-dispara-vendas-de-empresa-de-batatas-chips-da-espanha-24258582.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *