Especialista alerta que álcool gel para churrasqueira não previne coronavírus

Com o sumiço do álcool em gel dos mercados, consumidores têm procurado substitutos, como o álcool gel acendedor de churrasqueiras. A pesquisadora em saúde da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Chrystina Barros, alerta que o produto não é eficaz na prevenção do coronavírus.

 Algumas pessoas estão procurando o álcool de churrasqueira, que tem uma concentração maior, porque acham que quanto mais forte o álcool, melhor, mais ele mata. Mas isso não é verdade! — explica: — quanto mais puro o álcool, mais rápido ele evapora e, por isso, não terá o tempo necessário de ação.

O álcool líquido também não é ideal para ser usado nas mãos. O indicado pela especialista é o álcool em gel 70%:

 Isso pode ser até perigoso, porque o líquido resseca as mãos e seu uso repetitivo pode machucar a pele, servindo de porta de entrada para algum tipo de contaminação.

Chrystina ratifica que o melhor jeito de se previnir é lavar as mãos com recorrência, com água e sabão comum. Caso isso não seja possível, por exemplo ao descer do ônibus, orienta ter cuidado e não levar as mãos aos olhos, nariz ou boca.  Mais Noticias Em… https://extra.globo.com/noticias/economia/especialista-alerta-que-alcool-gel-para-churrasqueira-nao-previne-coronavirus-24308438.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *