
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, vai decretar situação de emergência no estado por conta da pandemia do novo coronavírus. Witzel afirmou que passou o dia reunido com entidades, donos de bares e restaurantes e produtores culturais, além do secretariado, com o objetivo de discutir medidas ainda mais restritivas para a circulação de pessoas. O decreto deve ser publicado ainda nesta segunda-feira.
O governador anunciou que os principais pontos turísticos do Rio serão fechados a partir de amanhã, entre eles o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã e a Roda Gigante Rio Star. Os bares e restaurantes deverão reduzir em pelo menos 30% o movimento de clientes, priorizando o serviço de delivery e incentivando que as pessoas comprem comida e a levem para casa. Além disso, shoppings centers também se comprometeram a fechar lojas e abrir apenas as praças de alimentação.
Em reunião com a equipe econômica, Witzel decidiu oferece ajuda de R$320 milhões para pequenos e microempresários que, na avaliação do governo, serão os mais prejudicados no período da crise.
Segundo Witzel, a situação de emergência serve para dar justificativa e suporte para empresários e dá aval para que o estado adote medidas restritivas durante o período de proliferação do vírus. Além disso, a condição permite a contratação de profissionais e compras de equipamentos.
Prevenção durante reuniões
Para evitar contatos mais próximos, o governador fez a reunião com o secretariado no Jardim de inverno do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Uma grande mesa foi montada no local, que fica na parte dos fundos do palácio, é aberto e sem ar-condicionado. Outra medida para evitar o contágio pelo coronavírus foi a mudança do local que Witzel concedeu a entrevista coletiva. A imprensa foi acomodada numa área ao ar livre.
Até as 15h50 da tarde desta segunda-feira, foram confirmados 234 casos do novo coronavírus no Brasil, 31 deles no Rio de Janeiro. As cidades do Rio e de São Paulo são as únicas em que há transmissão comunitária, ou seja, não é possível identificar como algumas pessoas pegaram o vírus, o que preocupa autoridades. Mais Noticias em… https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/witzel-vai-decretar-emergencia-no-rio-manda-fechar-pontos-turisticos-reduzir-movimento-de-bares-restaurantes-rv1-1-24308305.html