
Quase cinco meses após a promulgação da reforma da Previdência, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atualizou o serviço de simulação de aposentadorias com as novas regras previdenciárias. Apesar de a nova calculadora ter sido disponibilizada nesta sexta-feira (dia 3), o sistema para concessão de aposentadorias ainda não está pronto. A previsão é que seja liberado ainda este mês.
Uma fonte no INSS informou, porém, que as análises dos pedidos de aposentadoria pelas regras da Emenda Constitucional 103 (reforma da Previdência) devem começar a ser feitas na semana que vem.
O simulador traz o cálculo das regras de transição para os segurados que já estavam na Previdência antes das mudanças. E também simula se havia direito adquirido pelas regras anteriores à reforma.
No total, o simulador realiza até sete tipos de cálculos: dois de aposentadoria por idade e cinco de aposentadoria por tempo de contribuição.
De acordo com o INSS, a calculadora irá valer em breve também para quem começou a contribuir após a promulgação da reforma, ou seja, a partir de 13 de novembro de 2019. E futuramente voltará a calcular também quanto vai ser o valor estimado da renda do cidadão ao se aposentar. Mais Noticias em… https://extra.globo.com/noticias/economia/calculadora-do-inss-esta-atualizada-com-as-regras-da-reforma-da-previdencia-24349647.html