
Sob a ameaça de o novo coronavírus infectar mais brasileiros, o isolamento social foi a medida emergencial adotada pelas autoridades em todo o país. No entanto, o que funciona como segurança para o corpo pode não causar o mesmo efeito para a mente. Pensando nisso, os profissionais do Núcleo de Atendimento à Mulher da Câmara Municipal de Manaus (CMM), criado pela presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher, vereadora Mirtes Salles (Republicanos), disponibiliza opções gratuitas de acolhimento online para ajudar moradores da capital amazonense a conter a ansiedade e o medo agravado pelo isolamento.
Luciana Neder, psicóloga especializada em patologia clínica, conta que desde a implantação do serviço online, várias pessoas já ligaram para o Núcleo de Atendimento à Mulher da CMM em busca de orientação e ajuda.
Diante da complexidade, de antever que o atendimento nessas situações será para pessoas em grave situação de vulnerabilidade, a profissional disse ainda, que a pandemia do coronavírus exige uma atuação rápida, efetiva e resolutiva da parte dos psicólogos, e que “dar uma palavra de conforto” a alguém é muito importante. “É gratificante poder ajudar, porque o confinamento faz com que as pessoas se sintam muito sozinhas. Não fazemos uma terapia de fato, é uma ação de acolhimento”, explica Luciana.
Como funciona
Os interessados em obter o atendimento devem entrar em contato pelo telefone (92) 98112-2840. A orientação é feita de forma gratuita, via ligação telefônica ou vídeo chamada, de segunda-feira a sábado, no horário comercial.
Foto: Valter Leandro – assessoria da vereadora Mirtes Salles