Em reunião virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na manhã desta terça-feira (19), o deputado Dermilson Chagas (Podemos) fez um apelo para que bancada federal do Amazonas articulem no Congresso para a derrubar o veto do presidente da república Jair Bolsonaro sobre ampliação do auxílio emergencial para os pescadores e agricultores, e outras categorias.
De acordo com o Dermilson o veto é um erro, pois neste momento de pandemia os pescadores e agricultores também estão cumprindo com isolamento social e merecem o auxílio. “Os nossos irmãos e irmãs estão cumprindo com a determinação e não estão na ativa de comercialização da sua produção. Portanto, é mais do que justo eles receberem. Acho que esse veto pode ser sanado sendo passível de correção para que a categoria seja contemplada”, disse.
Dermilson fez um apelo aos deputados federais e senadores do Amazonas para que abracem a causa. “Faço esse apelo a nossa bancada para que se unem em convencem o restante dos parlamentares para que esse veto venha ser derrubado. Precisamos olhar pelos nossos irmãos ribeirinhos que vivem da sua produção. Esse é o momento de união”, afirmou.
Emendas
Dermilson votou a cobrar do Governo do Amazonas o pagamento das emendas impositivas que foram destinadas para ajudar os municípios do interior do Amazonas no combate ao coronavírus (Covid-19).
“O interior do Amazonas concentra 48,8%, com o total de 9.921 casos de coronavírus. Um número alarmante pelas condições de distanciamento e de acesso ao sistema de saúde. E agora com a diminuição de casos e óbitos na capital Manaus, o Governo do Amazonas precisa urgentemente concentrar suas forças para o interior, seja pagando as nossas emendas e redirecionado recursos. Isso irá garantir também diminuição nos municípios do interior, seja na distribuição de equipamentos de prevenção, testes rápidos, medicamentos, respiradores, criação de UTI’s e realocação de profissionais da saúde da capital para os municípios necessitados. Os nossos irmãos interioranos pedem socorro, não podemos abandoná-los. Esse é o momento de avançarmos a passos largos para vitória contra esse mal (Covid-19)”, afirmou Chagas.
Fotos: Márcio Gleyson