Neste sábado (dia 23), a Caixa Econômica Federal vai abrir 901 agências bancárias em todo o país — das 8h ao meio-dia — para pagar o auxílio emergencial de R$ 600 a pessoas que se inscreveram no benefício ainda em abril, mas ficaram por um longo tempo com seus pedidos em processamento. O dinheiro foi liberado somente nesta semana. Esse grupo ainda está recebendo a primeira parcela da ajuda federal (confira o primeiro calendário abaixo), liberada por meio de um lote extra. Neste sábado, receberão os nascidos em maio, junho e julho.
Também neste sábado, a Caixa vai liberar a segunda parcela do auxílio para 5,2 milhões de trabalhadores nascidos em julho e agosto. Essas pessoas já sacaram a primeira cota em abril. Mas o dinheiro depositado agora ainda não poderá ser retirado. Portanto, não adianta esse grupo correr às agências bancárias.
Esses informais, autônomos, microempreendedores individuais (MEIs) e desempregados que não estão recebendo o seguro-desemprego poderão apenas movimentar a conta por meio do aplicativo Caixa Tem. O saque da segunda parcela só estará liberado a partir do dia 30, conforme o mês de aniversário (veja o segundo e o terceiro calendários).
Para os beneficiários do Bolsa Família, não haverá pagamentos neste sábado. O calendário do programa será retomado apenas na segunda-feira.
Contas digitais
Para os beneficiários que vão receber a primeira ou a segunda segunda parcela — e que não fazem parte do programa Bolsa Família —, os depósitos serão feitos por meio de contas poupanças sociais digitais da Caixa.
No caso de quem vai receber agora a segunda parcela, a poupança digital ainda não vai permitir nem transferências. Estarão liberados apenas os pagamentos de contas, de boletos e compras por meio do cartão de débito virtual. Transferências para outras contas e saques só serão liberados a partir de 30 de maio, junto com as retiradas.
Para quem ainda vai retirar a primeira parcela (lote extra), o dinheiro já estará disponível para saque.
Trabalhadores que tiveram a primeira parcela liberada agora
Até o início desta semana, cerca de 8,3 milhões de pessoas ainda aguardavam o pagamento da primeira cota pela Caixa. Esses pessoas se cadastraram no site do banco ou no aplicativo Caixa / Auxílio Emergencial até o dia 30 de abril.
Os pedidos foram processados pela Dataprev (empresa de processamento de dados do governo federal) e liberados somente agora para o pagamento.
Calendário de saque da 1ª parcela (lote extra – novos contemplados)
19 de maio – nascidos em janeiro
20 de maio – nascidos em fevereiro
21 de maio – nascidos em março
22 de maio – nascidos em abril
23 de maio – nascidos em maio, junho e julho
25 de maio – nascidos em agosto
26 de maio – nascidos em setembro
27 de maio – nascidos em outubro
28 de maio – nascidos em novembro
29 de maio – nascidos em dezembro