Americanos lotam praias e parques em feriadão, enquanto número de mortos por Covid-19 se aproxima de cem mil

Reuters – Os americanos tomaram banho de sol nas praias, pescaram em barcos e passearam nos calçadões neste fim de semana de feriadão, mesmo com o número de mortos nos EUA pelo novo coronavírus se aproximando rapidamente de cem mil. O fim de semana do Memorial Day, que é comemorado nesta segunda-feira, marca o início não-oficial da temporada de verão nos EUA.

Muitos americanos aderiram aos avisos para manter o distanciamento social no fim de semana de feriadão, mas houve exceções notáveis. Isso incluiu algumas praias lotadasem vários estados, forçando as autoridades a interromper grandes reuniões. Vídeos postados nas redes sociais mostravam festas, onde as pessoas se aglomeravam em piscinas e clubes.

Uma dessas festas, em um clube de Houston, chamado Cle, levou o prefeito da cidade, Sylvester Turner, no domingo, a ordenar que os bombeiros de toda a região metropolitana apliquem as regras de distanciamento social. Na semana passada, Turner havia dito que as autoridades não garantiriam à força que as empresas operassem com restrições de capacidade de 50% para restaurantes e 25% para bares. Masmudou o discurso depois que a prefeitura recebeu mais de 250 reclamações por telefone no domingo à noite.

“Há muitas pessoas que se reúnem indo a alguns de nossos clubes, bares e festas na piscina, sem distanciamento social, sem máscaras”, disse Turner: “Está claro que as pessoas estão se aglomerando, aparentemente na capacidade máxima, quase uma em cima da outra”.

O calçadão da praia de Coney Island, no Brooklyn, em Nova York, lotado no feriadão do Memorial Day

Todos os 50 estados reduziram as restrições adotadas por causa do surto de Covid-19 em algum grau. Em alguns estados, como Illinois e Nova York, os restaurantes permanecem fechados para refeições no salão e os salões de beleza ainda não podem abrir. Em muitos estados do Sul, a maioria das empresas está aberta, com restrições de capacidade.

Na semana passada, onze estados relataram um número recorde de novos casos de Covid-19, incluindo Alabama, Arkansas, Minnesota, Dakota do Norte, New Hampshire, Maryland, Maine, Nevada, Utah, Virgínia e Wisconsin, segundo um relatório da Reuters. Não está claro se os casos estão aumentando devido a mais testes ou a uma segunda onda de infecções.

O total de casos nos EUA é superior a 1,6 milhão, o mais alto do mundo, enquanto os modelos de previsão mostram o número de mortes excedendo cem mil até 1º de junho. Um pedido das autoridades de saúde e de muitos governadores estaduais de usar máscaras nas lojas e no público está sendo recebido com protestos e resistência de alguns americanos. As redes sociais estão repletas de vídeos de empresas recusando atendimento a alguns clientes irritados que se recusam a cobrir a boca e o nariz.

“Precisamos usar máscaras em público quando não podemos nos distanciar socialmente. É realmente muito importante que tenhamos evidências científicas de quão importante é usar máscaras para impedir que essas gotículas cheguem a outras pessoas”, disse Deborah Birx,

coordenadora de resposta da força-tarefa do coronavírus da Casa Branca, ao “Fox News Sunday”. Mais Noticias em… https://extra.globo.com/noticias/coronavirus/americanos-lotam-praias-parques-em-feriadao-enquanto-numero-de-mortos-por-covid-19-se-aproxima-de-cem-mil-24444971.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *