
A deputada estadual Joana Darc (PL) encaminhou um requerimento ao ministro interino da saúde, general Eduardo Pazuello, solicitando a contratação emergencial de médicos cubanos e de outros países, que fizeram parte do Programa Mais Médicos, para suprir a carência de profissionais da saúde no interior do Estado do Amazonas diante da pandemia de Covid-19.
Conforme a parlamentar, em vista do quadro de pandemia do novo Coronavírus, cujo interior do Amazonas já responde por 55% dos casos, surge a necessidade e busca por alternativas em razão da alta demanda de profissionais da saúde. “Solicitei a contratação emergencial dos médicos cubanos e de outros países, que fizeram parte do programa Mais Médicos, que já atuaram no interior do Estado do Amazonas, tendo em vista a experiência e capacitação comprovada”, explica Darc.
Os referidos profissionais foram retirados, por medida do Governo Federal, quando houve o cancelamento do programa de saúde com os médicos estrangeiros. “É preciso que o Governo Federal se sensibilize. Esses profissionais nos fazem muita falta. Mesmo porque o nosso Estado é cheio de peculiaridades. As distâncias são enormes, em alguns municípios há muita pobreza e a realidade é diferente. Portanto, esses médicos que já atuaram no Amazonas e conhecem essa realidade seriam uma alternativa para suprir nossas necessidades”, destacou.
Dos 33.508 casos confirmados no Amazonas até a última quarta-feira (27), 14.800 são de Manaus (44,17%) e 18.708 do interior (55,83%). Além da capital, 59 municípios têm casos confirmados.