
A Prefeitura de Parnaíba, segundo município mais populoso do Piauí, investiga o caso de uma paciente que testou positivo para o coronavírus semanas após a recuperação. A informação foi divulgada na noite desta terça-feira no boletim da Secretaria de Saúde.
No mês de abril, a paciente, que é profissional de saúde, apresentou sintomas da Covid-19 e realizou no dia 27 um teste sorológico que deu resultado positivo. Após 10 dias de quarentena, a paciente fez dois novos exames, um do tipo swab e outro teste rápido, que deram resultado negativo. Depois disso, a mulher não apresentou mais sintomas e voltou a rotina habitual. No último dia 28, porém, a ela apresentou novamente sintomas da doença e um quarto teste, também do tipo swab, mostrou resultado positivo para o novo coronavírus.
Segundo a infectologista Renata Beltrão, da equipe de
enfrentamento à Covid-19 da Secretaria de Saúde de Parnaíba, como não há comprovação
sobre reinfecção por coronavírus, há possibilidade de ser um caso de
recrudescência, quando ocorre o reaparecimento de sintomas, indicando que o
paciente não foi completamente curado da doença.
“Esse novo swab veio positivo, representando uma discordância do primeiro.
Não é padrão que isso aconteça. Isso não significa que estamos de frente a uma
reinfecção, mas significa que tem sugestão que seja, na leitura simples dos
exames”, disse a infectologista.
Segundo Beltrão, o governo municipal está elaborando uma documentação sobre o
caso, que será encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde.
“O dado que os cidadão recebera é o dado que se constrói, para qu todo mundo se mantenha informado. A gente vai estudar cientificamente o paciente, primeiro para o benefício do próprio paciente, segundo pra que a gente possa compreender melhor a doença. Mais Noticias em… https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/prefeitura-de-parnaiba-pi-investiga-caso-de-paciente-que-testou-positivo-para-coronavirus-semanas-apos-recuperacao-24460193.html