O Ministério da Cidadania suspendeu por mais seis meses a atualização de dados de benefíciários do Bolsa Família e de outros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O objetivo é evitar aglomerações e impedir que cidadãos e funcionários que trabalham nos postos de cadastramento se exponham ao coronavírus.
A suspensão atinge tanto a averiguação quanto a revisão cadastral, assim como ações de bloqueio, suspensão e cancelamento de benefícios.
Na averiguação, faz-se a checagem das informações declaradas pelas famílias no Cadastro Único (que reúne dados de pessoas de baixa renda para a inclusão em programas sociais), sejam ou não beneficiárias do Bolsa Família, cruzando dados com outras bases de dados do governo federal.
Na revisão, verifica-se se as famílias beneficiárias, com cadastros sem atualização há mais de dois anos, continuam dentro das regras para o recebimento do benefício.
Para ter direito ao benefício do Bolsa Família, o cidadão tem de comprovar, por exemplo, a frequência escolar dos filhos. Mas, por conta da pandemia, as escolas estão fechadas, o que também dificulta a apresentação da documentação.
A decisão de suspender a atualização cadastral por mais 180 dias consta da Portaria 443, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (dia 20). Mais Notícias em… https://extra.globo.com/noticias/economia/ministerio-da-cidadania-suspende-por-mais-seis-meses-atualizacao-de-dados-do-bolsa-familia-do-cadunico-24541259.html