Vacina chinesa contra a Covid-19 também mostra resposta segura e induz resposta imune

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela CanSino Biologics Inc e pela unidade de pesquisa militar da China mostrou resultados promissores. Segundo pesquisadores, a resposta imune foi segura e induzida na maioria dos receptores.

O anúncio se dá no mesmo dia do de duas outras vacinas desenvolvidas, respectivamente, pela Universidade de Oxford, em parceria com a Astrazeneca, e da Pfzier com a Biotech. A fórmula da de Oxford está sendo testada no Brasil em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e O Instituto D’Or, no Rio.

A candidata do CanSino, chamado Ad5-nCOV, é uma das poucas vacinas que se mostraram promissoras em testes em seres humanos e está se preparando para ensaios em estágio avançado, juntamente com projetos envolvendo a Moderna Inc, BioNTech SE e Inovio Pharmaceuticals Inc.

Embora a vacina do CanSino ainda não tenha iniciado ensaios clínicos de larga escala em estágio avançado para avaliar quão bem funciona para impedir infecção em seres humanos, ela recebeu o sinal verde para ser usada nas forças armadas da China.

As respostas imunes desencadeadas pela vacina podem ser prejudicadas se a pessoa inoculada já tiver desenvolvido imunidade de alto nível a adenovírus de uma infecção anterior, disseram pesquisadores chineses em um artigo revisado por pares.

Vacina de Oxford contra a Covid-19 é segura

Um artigo publicado nesta segunda-feira pela revista científica The Lancet concluiu que a vacina candidata da Universidade de Oxford (Reino Unido), produzida em parceria com o laboratório AstraZeneca, demonstrou ser segura, ter poucos efeitos secundários e ter estimulado a produção de anticorpos e células T contra o novo coronavírus. A fórmula está sendo testada no Brasil em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Os testes iniciais envolveram 1.077 pessoas. O resultado é promissor, mas a vacina ainda precisa ser testada em outras etapas para garantir não apenas sua segurança, mas também uma imunização consistente a longo prazo. De acordo com a Lancet, a fórmula estimulou respostas imunológicas “potentes” a nível celular e humoral se aplicada em dose dupla. Mais Notícias em… https://extra.globo.com/noticias/coronavirus/vacina-chinesa-contra-covid-19-tambem-mostra-resposta-segura-induz-resposta-imune-24541518.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *