O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai manter o serviço de Exigência Expressa em todas as regiões do país, mesmo após a reabertura das agências. Essa espécie de “urna” ou “”drive thru” foi lançada no mês de agosto para que beneficiários pudessem realizar a entrega de documentos complementares para a análise de seus requerimentos.
Atualmente, o INSS possui 906 mil requerimentos em exigência, nos quais os segurados precisam levar os documentos para que o INSS finalize a análise do pedido. O procedimento pode ser feito pelo aplicativo ou site do Meu INSS, mas a entrega presencial expressa é uma alternativa para a população que não tem acesso aos meios digitais.
No entanto, antes de se deslocar, é preciso realizar um agendamento de horário por meio do telefone 135 ou pelo Meu INSS. O usuário também deverá preencher e assinar um formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações”, e então colocá-lo em um envelope lacrado, junto a uma cópia do seu RG e cópias simples dos documentos apontados na exigência. O envelope deverá ser identificado pelo lado de fora com nome completo, CPF, endereço completo, telefone, e-mail e número do protocolo do agendamento da Exigência Expressa.
No Estado do Rio, há 52 agências do Rio com serviço disponível, sendo seis na capital, localizadas na Barra da Tijuca, em Copacabana, no Maracanã, no CIAD (Avenida Presidente Vargas 1997), em Engenheiro Trindade e na Avenida Brasil. A urna fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Todos os papéis são escaneados e inseridos em sistema, para que os servidores do INSS possam dar continuidade ao processo. No entato, não são aceitos documetos orginais, e as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. A única exigência é que os papéis estejam legíveis e sem rasuras. O andamento pode ser acompanhado pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Mais notícias em… https://extra.globo.com/noticias/economia/inss-vai-manter-urnas-para-entrega-de-documentos-apos-reabertura-de-agencias-24639290.html