O Vaticano ordenou uma investigação contra o ex-arcebispo da cidade polonesa de Gdansk, Leszek Slawoj Glodz, que se aposentou em agosto, aos 75 anos. Há suspeita de negligência diante de alegações de abuso sexual.
A embaixada do Vaticano em Varsóvia disse em comunicado que autoridades locais da igreja vão analisar as alegações contra o arcebispo Glodz. No ano passado, 16 padres de Gdansk acusaram Glodz de acobertar casos de abusos sexuais em uma carta conjunta enviada ao Vaticano. À época, Glodz negou qualquer irregularidade.
Em outubro, o papa aceitou a renúncia do bispo de outra cidade polonesa, Kalisz. Edward Janiak foi acusado de proteger padres conhecidos por terem abusado sexualmente de menores de idade.
Em maio, os líderes da Igreja na Polônia encaminharam Janiak ao Vaticano para um julgamento depois que um documentário produzido pelos irmãos Tomasz e Marek Sekielski mostrou que Janiak não teria agido contra padres que eram conhecidos como abusadores. Janiak também nega o crime.
Mais Notícias em… https://extra.globo.com/noticias/mundo/vaticano-investiga-arcebispo-polones-que-teria-acobertado-abusos-sexuais-de-padres-24728410.html