“Existem R $3,7 bilhões que podem ser usados no combate ao Covid-19”, diz Dermilson

Durante a reunião extraordinária da Comissão de saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas, ocorrida na manhã desta quinta-feira (07), o deputado Dermilson Chagas (Podemos), mostrou dados que informam que o Governo do Amazonas fechou dezembro de 2020 com R $3,7 bilhões acima da receita estimada.

De acordo com Dermilson, a receita total estimada nos orçamentos fiscal e da seguridade social para o governo do Amazonas em 2020, foi de R $18.744.665.000,00. No entanto, a receita final apurada em dezembro de 2020, mesmo com a pandemia interferindo nas atividades econômicas no estado, fechou com R $22.500.456.359,99. Ou seja, sobrou em caixa cerca de R $3.755.791.359,99.

Com isso, o parlamentar sugeriu a aplicação desses recursos no enfrentamento ao Covid-19 no estado do Amazonas que sofre com a segunda onda, devido ao grande número de infectados e mortos. “O governador pode usar 100% desse recurso, mas ele precisa ter atitude para agir, e principalmente ter planejamento. Não é somente fazer lockdown, é preciso ter uma força tarefa, se unir com as prefeituras e realizar testagem em massa nos bairros onde possuem o maior número de infectados e distribuir remédios e ajudar na assistência básica”, disse.

Dermilson sugere também a utilização desses recursos na contratação de mão de obra para ajudar no atendimento. “O governador precisa conversar com as universidades e contratar os alunos de enfermagem e medicina para tentar diminuir essa grande demanda. Tem dinheiro para fazer isso”, ponderou.

Críticas

Após as sugestões, Dermilson criticou a falta de organização do Governo do Amazonas por não ter criado um planejamento para evitar a segunda onda. O Ministério Público do Estado (MPE), precisa investigar esse vácuo no tempo entre a primeira onda e a segunda para saber o que foi deixado de fazer. Pois desde o início da pandemia, o governador tem acesso aos números de todas as redes de saúde, seja privada ou pública. Não podemos deixar passar a impunidade porque isso está custando vidas”, ressaltou.

Comissão de saúde

Na reunião extraordinária virtual presidida pela deputada Mayara Pinheiro (PP) e com a presença de Dermilson, Wilker Barreto (Podemos) e Ricardo Nicolau (PSD), foram aprovados requerimentos que pede do Governo Federal o cronograma de vacinação contra a Covid-19 e o envio de médicos e demais profissionais da saúde para atuação na linha de frente no Amazonas.

Além disso, a comissão aprovou também a convocação de uma audiência pública com órgãos de fiscalização e órgãos do governo do Amazonas e das prefeituras para tratar do atual cenário da pandemia.

 Fotos: Márcio Gleyson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *