O Rio de Janeiro recebeu na manhã desta quarta-feira 17 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus, no Amazonas. São 13 homens e quatro mulheres, com idades entre 31 e 65 anos. Todos deram entrada no Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte do Rio. Segundo informações do Ministério da Saúde, eles estão em estado moderado para o tratamento da doença, mas mesmo assim foram colocados numa área isolada da unidade.
Os pacientes chegaram à Base Área do Galeão, num voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O transporte deles até a unidade de saúde foi feito por nove ambulâncias, que aguardavam para o transporte. Os veículos foram escoltados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A transferência desses pacientes para o Rio faz parte de uma ação de apoio que a rede federal de saúde fluminense está dando ao Amazonas, com a intenção de reduzir a sobrecarga do sistema de Manaus. É uma medida coordenada pelo Ministério da Saúde e Governo do Amazonas, com ajuda do Ministério da Defesa, que já transferiu mais de 400 pacientes para diferentes estados do País.
A articulação entre os estados mostra a força do Sistema Único de Saúde (SUS) e a fraternidade do povo brasileiro — destacou o superintendente estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, George Divério, que acompanhou a chegada e o desembarque dos pacientes, juntamente com o diretor do Hospital do Andaraí, Luís Fernando Capotorto.
Mais Notícias Em… https://extra.globo.com/noticias/rio/hospital-do-andarai-recebe-17-pacientes-de-covid-19-vindos-de-manaus-24867366.html