A defesa do governador afastado Wilson Witzel entrega nesta terça-feira as alegações finais ao Tribunal Especial Misto (TEM), que vai julgar seu processo de impeachment na sexta-feira. Já relatório final sobre as denúncias contra Witzel será protocolado pelo relator do caso, o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), na quinta-feira, na véspera da última sessão.
No julgamento, além de Waldeck, cinco desembargadores e quatro parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vão decidir se Witzel perderá ou não o cargo. O afastamento definitivo depende de sete votos.
A expectativa é que meu relatório e o voto que vou apresentar contribuam para que o TEM julgue da forma mais justa possível. É um processo gravíssimo, o mais importante da história do Tribunal de Justiça do Rio do ponto de vista jurídico-político. É também de muita responsabilidade, principalmente num estado como o Rio de Janeiro, que vem experimentando várias intercorrências com ex-governadores — disse Waldeck Carneiro, que deve entregar o documento digitalmente. — Meu voto vai levar em conta tudo o que li a respeito deste processo: os documentos, as oitivas e as alegações finais da acusação e da defesa.
O governador afastado é acusado de participar de um esquema de desvios de recursos da Saúde durante a pandemia, o que ele nega.
Mais Notícias em… https://extra.globo.com/noticias/rio/impeachment-witzel-entrega-nesta-terca-feira-ao-tribunal-alegacoes-finais-com-sua-defesa-24989427.html