Autoridades do Vietnã decidiram iniciar a testagem em massa da população e impor novas restrições e regras de distanciamento social após a detecção de uma nova variante do coronavírus no país, uma combinação das variantes indiana e britânica. Com apenas 7 mil casos e 47 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, o país registrou um aumento de infecções nas últimas semanas.
O novo surto coincidiu com a realização de um evento religioso na Cidade de Ho Chi Minh, a antiga Saigon, no Sul do país. Até o momento, 125 participantes tiveram resultado positivo para a doença e estão isolados. Ao menos 34 das 63 províncias foram afetadas. O governo pretende agora testar até 100 mil pessoas por dia, com foco principalmente em grupos considerados de alto risco.
Segundo a agência de notícias BBC, além dos testes, foram anunicadas novas medidas restritivas a partir desta segunda-feira. Lojas e restaurantes estarão fechados, atividades religiosas foram suspensas e eventos que reúnam mais de dez pessoas estão proibidos durante um período de 15 dias. Os voos internacionais com destino a Hanói também foram suspensos até 7 de junho.
O país asiático agiu para conter a disseminação do vírus pouco depois dos primeiros casos reportados na China. Na época, as fronteiras foram fechadas para quase todos os turistas estrangeiros. Quem retornava ao território precisava fazer testes e se manter em quarentena. Desde então, também são conduzidas ações de rastreamento de casos.
O governo tem sido cobrado para acelerar a vacinação. Até o momento, pouco mais de um milhão de pessoas foi imunizada, o que representa apenas 1% da população. Nesta segunda, o Ministério da Saúde autorizou a compra de doses por autoridades locais e empresários. A aquisição pode ser feita com intermédio da Pasta ou diretamente com 27 importadores autorizados.
De acordo com a Reuters, o governo também procurou países estrangeiros para obter ajuda na aquisição de vacinas, incluindo os Estados Unidos. O Vietnã já usa doses da AstraZeneca e Sputnik V e as farmacêuticas Moderna e Pfizer já entraram com pedidos de uso emergencial.
Deve haver medidas para garantir as vacinas o mais rápido possível. Todos os obstáculos devem ser eliminados e todas as questões relacionadas a isso devem ser tratadas — disse o vice-primeiro-ministro Vu Duc Dam.
Mais Notícias em… https://extra.globo.com/noticias/coronavirus/vietna-inicia-testagem-em-massa-impoe-restricoes-apos-detectar-hibrido-de-variantes-rv1-1-25041351.html