O estado de saúde da jovem Maria Quiara Abreu, de 26 anos, vítima de desabamento em Rio das Pedras, é grave e instável, informou, nesta sexta-feira, a Secretaria municipal de Saúde. Ela está internada no CTI do Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon. Já o de Antônia Tatiana, de 28 anos, também ferida no desmoronamento e internada no Hospital Municipal Lourenço Jorge, é estável.
As duas moravam edifício residencial que desabou na madrugada desta quinta-feira. O imóvel foi construído por Genivan Gomes Macedo, sogro de Quiara, para abrigar sua família. Morreram na tragédia o filho de Genival, Natan de Souza Gomes, de 30 anos, e sua neta, Maitê Gomes Abreu, de 2.
Sepultamentos de pai e filha
Os enterros de Natan e Maitê serão realizados na tarde desta sexta-feira. A família contou com auxílio da Secretaria Estadual de Vitimados (Sevit) para conseguir a liberação dos corpos. A documentação das vítimas ficou entre os escombros do prédio onde a família morava.
Os enterros estão previstos para serem realizados no Cemitério do Caju na tarde desta sexta-feira. A secretaria ofereceu pagar pelos enterros. Segundo a Sevit, também foi oferecido atendimento psicalógico aos parentes das vítimas. O atendimento está previsto para começar nós próximos dias.
De acordo com nota enviada pela Secretaria municipal de Saúde do Rio (SMS), Maria Quiara de Abreu – mãe de Maitê e esposa de Nathan – pela manhã ela apresentava estado grave e quadro instável e segue internada no Hospital municipal Miguel Couto. Até a noite de ontem a família não contou sobre as mortes a fim de preservá-la.
Prédio de família
Em depoimento na tarde desta quinta-feira, um autônomo confirmou que o prédio onde a família morava começou a ser construído há cerca de 15 anos. O edifício, com um apartamento por andar, foi feito aos poucos e concluído há oito anos. De acordo com policiais da 32ª DP, que iniciaram as investigações sobre o caso, o responsável pela obra foi o comerciante Genivan Gomes Macedo, pai da Nathan.
No térreo, eram duas lojas, uma delas estava fechada e na outra funcionava uma lan house. No segundo andar, moravam o filho de Genivan, Natan Gomes de Souza, que morreu; sua neta, Maitê Gomes Abreu, que também não resistiu aos ferimentos; e sua nora, Maria Quiara Abreu Moita, que está internada. Em outro andar, sua filha Nataniela Gomes de Souza e o companheiro, Jonas Rodrigues de Souza. Num outro, residiam sua ex-mulher, Antonia Conrado Souza, e a filha, Antonia Tatiana Conrado de Souza. O prédio de cinco andares ainda tinha um apartamento vazio.
No momento do desabamento, apenas Antonia não estava em casa. Trabalhando como cuidadora de idosos, ela passou a noite fora. Os primeiros a serem resgatados e levados para o Hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, foram Nataniela, Jonas e Antônia Tatiana, que está internada em estado estável devido a queimaduras na perna. Maria Quiara foi socorrida dos escombros após mais de seis horas do desabamento. Ela foi levada para o Hospital municipal Miguel Couto de helicóptero depois de ser removida de ambulância do local do acidente.
Maitê foi encontrada já sem vida por volta das 10h. Em seguida, o corpo de Nathan foi encontrado em meio aos escombros. Ele deixa um filho de seis anos.
Mais Notícias em… https://extra.globo.com/noticias/rio/e-grave-estado-de-saude-de-jovem-retirada-dos-escombros-de-predio-que-desabou-em-rio-das-pedras-25047107.html