SÃO PAULO – Um lote com 2,1 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 chegou neste domingo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Os imunizantes vieram ao Brasil em dois voos, que aterrissaram às 8h44 e às 15h55. Trata-se do maior volume enviado pela farmacêutica ao pais em um único dia.
As remessas fazem parte dos 13 voos previstos pela empresa até 1º de agosto — entre a última terça e sexta-feira, a empresa enviou 4 milhões de doses ao país. O voo desta tarde foi o sexto do cronograma.
Com as entregas deste domingo, a Pfizer já enviou 28 lotes ao país, totalizando 23,1 milhões das 200 milhões de doses contratadas pelo governo federal. A farmacêutica diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.
De acordo com a Pfizer, as doses são produzidas na fábrica em Kalamazoo, no Michigan (EUA). Além da entrega de 13 milhões de doses até 1º de agosto, a operação será intensificada até setembro, com previsão de chegada de quase 70 milhões de doses no período.
Vacinação adiada
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), informou neste domingo, 25, que a vacinação contra a Covid-19 do grupo etário de 28 anos na capital foi adiada. A previsão inicial era de que essa faixa começasse a receber o imunizante na quinta-feira (29).
Segundo Nunes, a mudança foi ocasionada por uma má interpretação por parte da prefeitura. “Eu havia anunciado que nós faríamos na quinta e sexta 28 anos. Estou retirando essa confirmação. A gente tinha um diálogo com o estado que, aparentemente, nós prefeitura interpretamos mal com relação às doses”, disse Nunes, na manhã deste domingo.
Já a vacinação para as pessoas com 29 anos foi mantida para terça-feira, 27, e quarta-feira, 28.
Mais Notícias em… https://extra.globo.com/noticias/coronavirus/cerca-de-21-milhoes-de-doses-da-vacina-da-pfizer-chegam-ao-brasil-25125979.html