Barroso diz que não vê condições para golpe no Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse nesta quarta-feira que não vê condições para que um golpe de estado seja dado no Brasil. Ele disse, no entanto, que o número de vezes em que ele é perguntado sobre o assunto vem o deixando preocupado.

As pessoas me perguntam se tem risco de golpe? Eu gostava de dizer que não. E gosto de dizer que não e acho que não, mas o número de vezes que me perguntam isso começa a me preocupar. Mas eu não vejo condições para um golpe no Brasil simplesmente porque não há uma causa para se dar um golpe — afirmou o ministro em um evento organizado por uma corretora de valores.

Barroso afirmou que os limites da democracia brasileira vêm sendo testados recentemente e criticou a criação de “turbulências artificialmente criadas”, mas disse que acreditar que as instituições brasileiras estão funcionando.

Acho que eles (limites) podem ter sido estressados em algum momento, forçados, mas acho que esses limites foram bem traçados. E acho, portanto, que as instituições brasileiras, apesar de turbulências a meu ver artificialmente criadas, acho que elas estão funcionando adequadamente — afirmou o ministro.

As declarações de Barroso acontecem em meio a um contexto de críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro a integrantes do STF como ele e o ministro Alexandre de Moraes. Na semana passada, Bolsonaro enviou ao Senado Federal um pedido de impeachment contra o Alexandre de Moraes após ele ter decretado a prisão do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), suspeito de incitar ataques ao Poder Judiciário. Bolsonaro chegou a prometer pedir o impeachment de Barroso, também, mas segundo o colunista do GLOBO Lauro Jardim, o presidente desistiu, pelo menos temporariamente, do plano.

Mais Notícias em… https://extra.globo.com/noticias/brasil/barroso-diz-que-nao-ve-condicoes-para-golpe-no-brasil-25170222.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *