Plínio defende mais investimento em Instituições de Ensino Técnico para melhorar qualificação da mão de obra e inserir alunos carentes no mercado de trabalho

Em visita a Fundação Matias Macline, um dos maiores projetos sociais do Amazonas, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) defendeu a destinação de mais investimentos em instituições de ensino técnico na região Norte do País para melhorar a capacitação dos trabalhadores da indústria, o ponto forte da economia do estado com o Polo Industrial da Zona Franca de Manaus.  Em mais de 30 anos de atividade, a Fundação Matias Machline em  Manaus já contribuiu para a formação de mais de 10 mil jovens em vulnerabilidade social e se tornou referência no Amazonas e em todo o País na área de ensino técnico. Plínio se reuniu com diretores da instituição, conversou com alunos e visitou laboratórios, biblioteca e outras instalações do prédio moderno e bem equipado.

 Fundada em 1986, pelo empresário Matias Machline, a unidade de ensino integral se consolidou como um grande projeto social de renome internacional e é reconhecida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como a melhor escola de nível técnico da região Norte do país desde 2008. Hoje a Fundação alcançou número recorde de beneficiados com cerca de 1.400 estudantes, sendo 368 vagas no processo seletivo e 1001 jovens beneficiados nos cursos integrais gratuitos de mecatrônica, eletrônica e informática.

Os alunos são oriundos das escolas públicas e , já no último ano antes do processo seletivo _ uma espécie de vestibular para o ingresso na escola _ a Fundação Matias Machiline ministra cursinhos preparatórios para alunos em situação de vulnerabilidade se prepararem para as provas de ingresso e melhor acompanhamento do ensino na escola que tem um nível mais alto de educação em relação as escolas públicas.

A Fundação Matias Machiline é apoiada por empresas e por recursos públicos. Após a visita Plínio Valério ressaltou a importância de investimentos para que o alto nível da educação na instituição seja mantido. Na visita Plínio discutiu a parceria com suas emendas com Neide Souza (Diretora Institucional & Parcerias) , Reginaldo Rodrigues (Diretor Executivo) , Sung Un Song (Presidente do Conselho Curador)  e Nancy Claudiano (Diretora de Ensino e Pesquisa)

“Um dos maiores problemas do custo Brasil há décadas é a falta de mão de obra qualificada, a  má capacitação profissional de nossos trabalhadores. Isso gera empregos de baixa qualidade, com remuneração precária, que impede o trabalhador de crescer profissionalmente. As instituições educacionais de ensino técnico tem feito grande  diferença. Saí dessa visita empolgado com o que me foi mostrado. Uma instituição de ensino de excelência na qualificação da mão de obra e formação profissional de nossos jovens que vão direto para as indústrias aqui instaladas. Vamos ajudar com emendas como pudermos” avaliou Plínio Valério.

Foto: Haroldo Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *