CPI da Covid: senadores do G7 selam acordo para indiciar governador do Amazonas e endossam relatório final

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), cedeu e decidiu incluir o governador do Amazonas, Wilson Lima, e o ex-secretário de Saúde do estado, Marcellus Campêlo, na lista de indiciados do parecer final, atendendo ao pedido do senador Eduardo Braga (MDB-AM). Com isso, Renan garante unanimidade no grupo majoritário G7 para a apreciação do texto, que deve ser aprovado sem dificuldades ainda nesta terça-feira.

Antes da sessão começar, Renan falou à imprensa que Lima e Campêlo seriam indiciados “pela participação deles no episódio do Amazonas”.

Eu posso retirar o meu voto em separado, que apenas aditava a questão do inidiciamento. Se Vossa Excelência acata, eu retiro o voto em separado — afirmou Braga, que elaborou um voto alternativo, no início da sessão da CPI.

O senador emedebista, que é pré-candidato ao governo do Amazonas, negou que sua atuação tenha caráter eleitoral.

Em tempo nenhum tratou-se de comportamento eleitoral. O Brasil inteiro testemunhou os fatos horrorosos que aconteceram no Amazonas — disse Braga — Esse trabalho técnico não poderia deixar de fazer justiça à população amazonense.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), que era um dos mais resistentes à inclusão de Wilson Lima no relatório final, afirmou que não houve acordo político para solucionar o impasse, e sim os fatos se sobrepuseram.

A lista de indiciados foi feita por haver fatos concretos, não por haver acordo. Vamos deixar isso claro. O fato é maior do que qualquer acordo que possa ser feito. O relatório do senador Renan Calheiros, bastante robusto, com provas concretas, nós iremos votar daqui a pouco — disse Aziz, no início da sessão.

No texto atualizado e divulgado na manhã desta terça-feira, Renan incluiu 76 pessoas e duas empresas na lista de indiciados, mas não havia adicionado Wilson Lima. Depois, após ceder ao pleito de Braga, o relator deve mostrar uma nova versão.

Reprodução: https://extra.globo.com/noticias/brasil/cpi-da-covid-senadores-do-g7-selam-acordo-para-indiciar-governador-do-amazonas-endossam-relatorio-final-25251905.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *