Alunos do Ceti Gilberto Mestrinho são contemplados com aulas preparatórias
Cursar o ensino superior é o objetivo de muitos jovens que estão concluindo o Ensino Médio. No Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, zona sul de Manaus, por exemplo, estudantes finalistas participam do projeto preparatório da unidade, o “Aulão na Escola”, criado com o intuito de reforçar o aprendizado do conteúdo previsto para constar nas questões das provas.
A iniciativa surgiu para auxiliar os alunos finalistas a obterem sucesso nos vestibulares. Agora, eles estão focados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e Vestibular 2023 da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que acontecem neste fim de semana.
O professor de Língua Portuguesa José Félix da Costa, responsável pelo projeto desde 2021, comenta que as aulas são oferecidas por educadores da instituição e também por convidados.
Félix é responsável pelas aulas de redação, produção textual, literatura e pela parte de gramática. Ele conta que levou para dentro da escola o que já ministrava em cursinhos e descreve a importância do projeto.
“São aulas diferenciadas, aulas com prática, trazemos exercícios, treinos, textos, o que está sendo discutido no mundo, e com a participação de todos. Nós temos em torno de 65 alunos, são duas turmas agora, nós estamos mais intensivos em 2022”, comemora o professor.
O aluno da 3ª série do Ensino Médio, Davi Vasconcelos, de 17 anos, diz que participar do “Aulão na Escola” tem sido uma experiência produtiva e que tem contribuído para o aprendizado e revisão dos conteúdos das provas que irá enfrentar.
“Tem sido uma experiência muito boa, já que os vestibulares estão próximos, é sempre muito bom ter essas revisões, esses aulões onde você pode tirar dúvidas com o professor e debater com os colegas, afinal o conhecimento se faz assim, a partir desse processo de construção”, afirma o estudante.
FOTOS: Divulgação / Seduc