As ideias apresentas serão levadas para a 17° Conferência Nacional de Saúde, onde serão avaliadas
Após três dias de reuniões, debates, palestras elaboração de ideias, chegou ao fim a 9° Conferência Estadual de Saúde, na quarta-feira (31/05), realizado pelo governo do Amazonas através da Secretária de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que tem como objetivo melhorar o sistema de saúde no estado.
O secretário executivo, Jani Kenta destacou que o evento que acontece a cada 4 anos, afirmou que as ideias propostas estão em processo de discussão, para serem encaminhadas para 17° Conferência Nacional de Saúde (CNS).
“Recebemos aqui as diretrizes e as propostas dos municípios do estado, material que está em processo de sistematização de propostas, para encaminhamento para a conferência nacional, com objetivo de colocá-las em prática no novo plano anual de saúde de 2024 a 2027”, pontuou Jani Kenta.
Representando os municípios do estado, o delegado José Albino ressaltou a importância de levar o conhecimento para aqueles que são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e, muitas vezes, não conseguem se deslocar até a capital.
“Vim representar aqui os usuários e moradores do interior, e saio daqui com mais conhecimento, levando as decisões e proposta para o povo que tem pouco acesso à informação”, disse José.
O delegado também citou a importante participação e apoio aos 76 delegados eleitos, que serão os representantes do estado do Amazonas na 17° (CNS), que acontece em Brasília, no Distrito Federal.
“Temos que apoiar os delegados eleitos, pois eles serão os responsáveis por defender e apresentar as propostas, que visam melhorar a saúde do Amazonas, que precisa ser tratada com mais carinho pelo Governo Federal”, finalizou.
As ideias e propostas elaboradas durante a conferência serão apresentadas na 17°CNS, programada para ocorrer de 2 a 5 de julho de 2023. Esse evento é o mais importante na área de saúde do país e oferece espaços de diálogo fundamentais para aprimorar o setor.
FOTO: Douglas Santos/SES-AM