A Prefeitura de Manaus, por meio de parceria firmada entre a Fundação Manaus Esporte (FME) e Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), deu início, na manhã desta terça-feira, 18/7, ao primeiro treinamento direcionado ao Grupo de Ações Táticas e de Pronta-Resposta da Guarda Municipal de Manaus (GMM).
Com duração de quatro horas, a capacitação teve início às 9h, na minivila Olímpica Jair Sampaio, localizada na rua Comendador Vicente Cruz, bairro Santo Antônio, zona Oeste da capital. De acordo com o secretário da Semseg, Sérgio Fontes, a qualificação será constante e tem por objetivo aperfeiçoar as habilidades dos servidores da corporação para a adoção de técnicas de defesa pessoal em detrimento do uso do armamento letal.
“O que pretendemos, com esse treinamento, que será contínuo, é que os integrantes da Guarda Municipal de Manaus, em situações de conflitos, estejam preparados para o combate corpo a corpo e, em último caso, recorram à arma de fogo”, esclareceu Fontes.
Atualmente, a Semseg dispõe de 49 guardas municipais habilitados para o uso da arma de fogo e, desde o início da utilização das pistolas Taurus modelo Striker TS9 pela GMM, há nove meses, não houve qualquer tipo de incidente pelo emprego equivocado do armamento letal.
Com formação em Educação Física e graduação avançada em jiu-jítsu, os professores escolhidos para ministrar as aulas fazem parte do quadro de funcionários do “Manaus Esportiva”, programa da FME lançado em 2022, que visa levar esporte, saúde e qualidade de vida para todas as zonas da cidade. O diretor-presidente da FME, Alexandre Maciel, enfatizou que os servidores públicos receberão instruções de técnicas diversas, tanto de defesa pessoal quanto de métodos para abordagens e imobilização de infratores.
Para o guarda municipal Messias Nogueira, o primeiro dia de treinamento foi de muito aprendizado. “Vai completar 10 anos que ingressei na Guarda Municipal de Manaus e sempre estou buscando aperfeiçoar meus conhecimentos. Hoje adquirimos novas habilidades, como, por exemplo, técnicas de queda com arma de fogo”, finalizou.
Fotos – Altemar Alcântara / Semseg