Executiva é a figura central no front comercial da XP e reflete a força e a competência das mulheres no cenário corporativo, inspirando outras a seguirem seus passos
A XP, uma das maiores instituições financeiras do Brasil, tem como objetivo estratégico expandir significativamente a presença da marca em todas as regiões do Brasil. Para alcançar essa meta ambiciosa, a empresa está implementando uma robusta estratégia de regionalização, que visa disseminar a marca de forma eficaz e abrangente em diversas localidades.
À frente dessa importante iniciativa está Claudia Deberaldine, Sócia e Executiva Regional da XP, que lidera com competência e visão a execução dessa estratégia dentro da empresa. “Atualmente, minha principal responsabilidade é promover a expansão da companhia em todo o território nacional. Meu papel vai além da contratação de novos colaboradores, meu objetivo é garantir que a qualidade da XP esteja presente em todas as regiões. Sob minha gestão, temos aproximadamente 900 colaboradores espalhados pelo Brasil”, explica.
O trabalho de expansão se inicia com a diversificação das estratégias de crescimento, indo além da dependência exclusiva do fluxo de abertura de contas. Isso envolve a implementação de iniciativas inovadoras e multifacetadas para atrair novos clientes. Assim, em 2019, Claudia auxiliou na criação de novos negócios dentro da companhia, como o segmento Unique, para clientes com patrimônio acima de R$ 3 milhões, um público que era mal atendido no mundo private e no mundo alta renda. Claudia também ajudou a criar o B2C Anywhere, que trouxe pessoas ao redor do Brasil com sua carteira de clientes e proporcionou uma força comercial espalhada.
Outro pilar dentro dessa estratégia foi a abertura dos Espaços XP, locais que proporcionam um contato mais próximo e personalizado com os clientes, fortalecendo o relacionamento e a presença da marca no mercado nacional. “Nossa proposta de valor é a segurança e a confiança para o investidor, e há clientes que buscam essa percepção que o espaço físico traz. Por isso, já temos lojas-conceito em Manaus, Fortaleza, Recife, Brasília, Campinas, Curitiba e inauguraremos mais em breve”, comenta Claudia.
Vida pessoal
De origem humilde, Claudia nasceu na região do grande ABC, em Ribeirão Pires, e teve influência da avó materna e da mãe, que fez faculdade pública, para se dedicar aos estudos desde cedo. Claudia sempre quis ser empresária e seu sonho era fazer Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas.
“Eu não tinha dinheiro para pagar a mensalidade. Então fiquei dois anos estudando, pegando quatro horas de transporte público todos os dias para passar no vestibular com bolsa. Acabei passando em primeiro lugar e consegui a bolsa integral”, conta Deberaldine.
Durante os anos na faculdade, Claudia descobriu o fascinante mundo do mercado financeiro e rapidamente se envolveu em atividades extracurriculares para se destacar, como participação no diretório acadêmico e na empresa júnior. Ao longo de sua carreira, ela acumulou experiências trabalhando no Bradesco BBI, em uma pequena empresa de estruturação de debêntures, e no Credit Suisse, onde se destacou por suas habilidades de comunicação. Quando ingressou na XP, foi para a área comercial.
“Antes de chegar na XP, há mais de sete anos, tive uma carreira muito técnica, mas percebi que minha verdadeira força estava no meu lado comercial. Sempre tive o desejo de trabalhar na XP, pois era encantada com o modelo de negócio que democratizou o acesso ao mercado financeiro”.
Claudia é casada e com as viagens semanais, ela se tornou uma pessoa que valoriza a tranquilidade do lar, desfrutando de momentos pacíficos e de churrascos em casa com familiares e amigos. Entretanto, sua paixão por viagens de lazer e esportes continua forte, e, sempre que pode, ela vai ao estádio torcer pelo seu time do coração, o Santos. Recentemente, Claudia embarcou em uma jornada solo pelo Caminho de Santiago de Compostela, buscando autoconhecimento. No ambiente de trabalho, essa experiência ajudou-a a melhorar suas interações com os colegas e a gerir melhor suas emoções, já que ela se considera bastante ansiosa.
O que mais a impulsiona na vida é o impacto transformador que os assessores de investimentos da XP têm na vida das pessoas. Ela destaca: “A XP transforma vidas. O trabalho dos assessores é especialmente gratificante, pois suas orientações sobre como gerir o dinheiro podem acelerar a realização de sonhos”.