CMM homenageia Suframa pelos 58 anos de atuação em prol do desenvolvimento da Amazônia

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) prestou nesta quinta-feira (8) uma homenagem aos 58 anos de criação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), celebrados, oficialmente, no dia 28 de fevereiro. De iniciativa do vereador Rodrigo Sá Barbosa, presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da CMM, a sessão contou com a presença de representantes de órgãos governamentais e entidades de classe e de servidores da Suframa, entre outros.

A mesa diretiva e de honra do evento foi composta pelos vereadores Rodrigo Sá Barbosa e Paulo Tairone, pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, pelo secretário-executivo de Desenvolvimento do Amazonas, Gustavo Igrejas, e pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, entre outras autoridades.

Em seu pronunciamento, o vereador Rodrigo Sá Barbosa elogiou os resultados obtidos a partir de 58 anos da Zona Franca de Manaus e destacou que o modelo foi um marco fundamental na história industrial do Amazonas. “Ao longo de quase seis décadas, consolidou-se como o motor do desenvolvimento da região, e hoje gera 130 mil empregos diretos, contribui para a arrecadação de tributos e também eleva o padrão de vida de milhões de brasileiros”, afirmou Barbosa. “A CMM resolve diversas questões pontuais da cidade, mas precisamos também ter um pensamento holístico e macro para tudo que atinge nossa cidade, e por que não falar da ZFM, que é o nosso principal modelo econômico. Precisamos preservar os empregos, a sustentabilidade, a comida na casa das pessoas, o emprego, a renda, porque isso também é dignidade. Então é uma homenagem justa para a Suframa e, em especial, para os colaboradores da instituição”, reforçou.

O superintendente-executivo de Desenvolvimento do Amazonas, Gustavo Igrejas, que é servidor de carreira da Suframa, disse que foi uma grande honra representar o Governo do Amazonas na homenagem. “Ao longo de 38 anos atuando na Suframa acompanhei de perto cada conquista, e hoje a ZFM é a principal responsável pela transformação da nossa cidade em um dos maiores polos industriais da América Latina. Mas o impacto vai alem da indústria, pois a ZFM movimenta o comércio, alimenta o setor de serviços, impulsiona a arrecadação tributária e apoia a infraesturtura urbana. Boa parte do que foi construído na nossa cidade nas últimas décadas, desde escolas até hospitais, viadutos, terminais de ônibus, tem conexão direta com esse modelo. Isso por si só justifica e evidencia toda sua importância histórica para toda a região”, afirmou Igrejas.

Representando a OAB/AM, o empresário e presidente da Comissão de Projeto ZFM, Massami Miki, enalteceu todos os empreendedores do PIM, ressaltando que a capacidade de empreendedorismo e de inovação da classe foi essencial para o desenvolvimento de Manaus. “Devemos também reconhecer o trabalho exemplar da Suframa e de seus servidores, pois a Suframa tem atuado com compromisso, transparência e eficiência”, disse Miki.

Honrado

Por fim, o superintendente Bosco Saraiva se disse honrado por estar na liderança da Suframa em meio às comemorações dos 58 anos da Autarquia. “Comemoramos 58 anos de transformação na vida do povo amazonense e da Amazônia. Em nome dos servidores da Suframa, agradeço a homenagem e reafirmo o nosso compromisso de trabalhar intensamente para que os próximos anos sejam ainda mais prósperos, garantindo a segurança jurídica e o crescimento sustentável da Zona Franca de Manaus e de toda a região”, destacou Saraiva.

Homenagens

Durante o evento, a CMM, em reconhecimento aos 58 anos de dedicação e excelência da Suframa, também homenageou a instituição com a entrega de uma placa comemorativa ao superintendente Zona Franca de Manaus, como forma de reconhecer os 58 anos de dedicação e excelência da instituição, que tem contribuído para impulsionar o desenvolvimento da Amazônia Ocidental e do Amapá.

Também foram entregues certificados de reconhecimento, conforme Requerimento Legislativo 2229/2025, à notável contribuição para o desenvolvimento da região, aos superintendente-adjuntos Frederico Aguiar (Executivo), Leopoldo Montenegro (Projetos), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), Carlito Sobrinho (Administração) e Belarmino Lins (Operações) – na ocasião representado pela coordenadora-geral de Controle de Mercadorias e Cadastro, Raquel Bentes – acomo também aos servidores Arthur Lisboa, Camila Medeiros, Carolina Ferraz, Caroline Vital, Erick Limoeiro, Ernani Barbosa, Ester Amaral, Gilvânio Paiva, Ícaro Sevalho, Igor Bahia Costa, José Marques, Maurício Itikawa, Rafael Gouveia, Raimunda Sueli, Ricardo Santos, Rodrigo Vasconcelos e Sérgio Muniz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *