
A deputada estadual Joana Darc (PL) comemorou a aprovação da mensagem do Governo do Estado, de N° 42/2020, que cria o Fundo de Proteção Previdenciária dos Militares (FPPM) e o Fundo Temporário (FTEMP), possibilitando a nomeação dos aprovados no concurso dos bombeiros de 2009. A parlamentar, que já havia feito um requerimento solicitando a convocação imediata dos concursados, disse que esta é mais uma vitória dos aprovados.
Em seu requerimento, protocolado no dia 31 de março, Joana Darc justificou que a convocação dos profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, somaria nas ajudas em campo e na busca ativa e no diagnóstico de novos casos de Covid-19, além do apoio em ações no interior do Estado. Na terça-feira (14), o vice-governador Carlos Almeida comunicou a nomeação dos aprovados e nesta quarta-feira (15) o Projeto de Lei Complementar (PLC) foi aprovado pelos parlamentares durante sessão virtual.

O FPPM, de natureza previdenciária, servirá para fazer os pagamentos dos benefícios dos militares, inclusive do Corpo de Bombeiros, possibilitando uma “folga orçamentária” ao Estado conforme explicou o vice-governador. A medida, ainda segundo o projeto, garante a convocação dos profissionais de saúde, aprovados no concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, para atuação imediata nas ações de combate à pandemia do Covid-19.
“Estou contente em poder ter feito parte desta conquista. Acompanhei o processo destes guerreiros, dei voz na Assembleia Legislativa e fico muito feliz que o Governo do Estado tenha conseguido meios de chamar estes profissionais da saúde, principalmente por estarmos vivendo este momento tão delicado. Isso demonstra ainda mais a preocupação que o governador Wilson Lima têm tido com a saúde pública do Amazonas”, frisou Joana.