
Em seu primeiro teste nas ruas, o ‘Drone Falante’ da prefeitura do Rio foi posto em ação no calçadão de Campo Grande, na área próxima à estação do BRT do bairro da Zona Oeste, para ajudar no combate às aglomerações, massivamente denunciadas naquela região. A aeronave acabou sendo um sucesso em popularidade, o que fez com que o resultado fosse exatamente o contrário do esperado pelo município: a rua se encheu de curiosos, que se reuniram para observar a novidade, o que foge completamente as recomendações de combate ao coronavírus.
“Fizeram um drone para alertar nas aglomerações e em campo grande as pessoas estão indo no calçadão só para ver o drone”, comentou um morador numa rede social. “Drone da prefeitura para dispersar aglomeração já circulando por Campo Grande, porém tá tendo efeito contrário. Geral parando pra ver o drone”, relatou outro. A cena também foi vista pela equipe do EXTRA.
A operação teve apoio da Guarda Municipal e de agentes do Programa Segurança Presente, que não puderam fazer muito além de abrir um espaço para que um funcionário da Seop colocasse o equipamento no ar. Procurada, a prefeitura afirmou que a aglomeração foi logo dispersada, e que a nova ferramenta continuará sendo utilizada:
“O equipamento sobrevoou a área do entorno do relógio do calçadão, já flagrando grande circulação de pessoas no local, e auxiliou no reforço das orientações passadas ao público pelos guardas municipais e policiais militares do Disk Aglomeração.
O uso da tecnologia aliada ao combate à Covid-19 chamou a atenção de alguns cidadãos, chegando a provocar curiosidade no momento da decolagem do aparelho – concentração logo dispersada pelos agentes.
O serviço e a nova ferramenta continuarão a ser empregados nas ações do Disk Aglomeração. A Prefeitura reforça o pedido para que se evitem aglomerações e vai manter todos os esforços nesse sentido”.
O ‘Drone falante’, observado por olhos e lentes de celulares, em tempos de isolamento social Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
O drone, que conta com um alto-falante, emite a seguinte mensagem, em voz masculina e femnina:
“Atenção, a prefeitura do Rio pede que todos evitem aglomerações. Elas facilitam o contagio do novo coronavírus. Por favor, respeitem o distanciamento social e protejam a sua saúde e das outras pessoas”.
O gadget é direcionado para focos de concentração de pessoas, e tem como base as denúncias feitas pelo “Disk Aglomeração”, um dos novos serviços de tele-atendimento do 1746, criado pela Secretaria de Ordem Pública (Seop). O aparelho foi emprestado por um funcionário da Secretaria de Casa Civil para uso experimental e, caso o teste tenha resultados positivos, o município estuda adquirir equipamentos próprios para uso da prefeitura. Mais Noticias em… https://extra.globo.com/noticias/rio/drone-que-pede-cariocas-que-evitem-aglomeracoes-reune-curiosos-em-campo-grande-24376015.html