Homens com baixos níveis de testosterona têm maior probabilidade de morrer de Covid-19, segundo hospital alemão

Homens com baixos níveis de testosterona que contraem o novo coronavírus correm um risco muito maior de morrer, segundo estudo de um hospital alemão com 45 pacientes de Covid -19 admitidos em terapia intensiva, divulgado nesta quarta-feira pelo jornal britânico “Daily Mail”.

De acordo com a reportagem, uma pesquisa recente descobriu que os homens têm duas vezes mais chances de morrer de coronavírus, mas os médicos não conseguiram determinar por que isso ocorre. O estudo holandês revela que o hormônio – conhecido por regular a resposta imune do corpo – pode desempenhar um papel fundamental.

A testosterona é fundamental na maneira como o corpo inicia e regula várias respostas imunes, incluindo o combate a infecções virais. Desempenha um papel particularmente importante na imunidade dos homens, pois é o principal hormônio sexual masculino.

Uma enfermeira trata de pacientes em isolamento num hospital de Jacarta, na Indonésia Foto: WILLY KURNIAWAN / WILLY KURNIAWAN/REUTERS

Mas quando um homem tem baixos níveis de testosterona, o sistema imunológico pode ficar fora de controle e não funcionar corretamente após a infecção. Isso leva a uma chamada “tempestade de citocinas”, que danifica o próprio corpo e, se não for controlada, pode ser fatal.

Os pesquisadores avaliaram os primeiros 45 pacientes confirmados com Covid-19 e admitidos na UTI no Centro Médico Universitário Hamburg-Eppendorf, em Hamburgo. Trinta e cinco eram homens e dez eram mulheres, com sete deles necessitando de oxigênio e 33 precisando de ventilação. Nove homens e três mulheres morreram.

Os níveis hormonais de cada paciente foram avaliados no primeiro dia na UTI, antes de receberem procedimentos invasivos. Mais de dois terços dos homens (68,6%) registraram baixos níveis de testosterona. Por outro lado, a maioria das pacientes do sexo feminino (60%) apresentava níveis elevados do hormônio.

Enquanto os baixos níveis de testosterona não podem controlar a resposta imune nos homens, o estudo constatou que, em pacientes mulheres com coronavírus, os níveis mais altos do hormônio estavam associados a uma resposta inflamatória mais significativa.

O professor Gülsah Gabriel, do Instituto Leibniz de Virologia Experimental de Hamburgo, que participou da pesquisa, disse ao “Daily Mail”: “A maioria dos pacientes masculinos com Covid-19 apresentava baixos níveis de testosterona. Dos que morreram, a maioria também apresentava baixos níveis de testosterona. Assim, baixos níveis de testosterona nos homens parecem ser um fator de risco para resultados graves e até fatais de doenças após a infecção pelos chamados vírus respiratórios indutores de citocinas”. Mais Noticias em… https://extra.globo.com/noticias/coronavirus/homens-com-baixos-niveis-de-testosterona-tem-maior-probabilidade-de-morrer-de-covid-19-segundo-hospital-alemao-24425548.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *