
Preocupado com a situação enfrentada pelos trabalhadores formais e informais impactados no setor das artes e da cultura no Brasil, chegando a 5,2 milhões, o presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Professor Gedeão Amorim (MDB), afirmou durante a sessão plenária virtual da Câmara Municipal de Manaus, desta segunda-feira (1/6), que está ativo nos bastidores de uma articulação nacional visando à aprovação, no Senado Federal, do Projeto de Lei 1075/2020, Lei de Emergência Cultural, também conhecida como “Aldir Blanc”.
“Precisamos ajudar as pessoas que dedicam a vida para garantir a nossa alegria, o que é extremamente necessário para todos nós”, disse o vereador Professor Gedeão Amorim.
Toda articulação segue o mesmo ritmo das movimentações do parlamentar para ajudar na aprovação da lei no âmbito da Câmara Federal na última terça-feira (26/5). A missão do vereador Gedeão é convencer os senadores da bancada do Amazonas a apoiarem o projeto que destina R$ 3 bilhões aos municípios, estados e ao Distrito Federal. Os recursos deverão ser aplicados em rendas emergenciais aos trabalhadores do setor cultural, manutenção de equipamentos e chamadas públicas.
O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) disse que toda dedicação do vereador Professor Gedeão Amorim para mobilizar a bancada dos deputados federais foi fundamental. “Esperamos que o Senado vote com urgência e depois seguindo para a sanção do presidente Jair Bolsonaro, o Projeto de Lei 1075/2020, possa produzir os seus efeitos, já que foi votado em acordo com o governo considerando que os recursos utilizados serão do Fundo Nacional de Cultura”, disse o deputado.
Ajuda Pública
No âmbito do Poder Legislativo, o presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Professor Gedeão Amorim (MDB), encaminhou para o prefeito de Manaus, Arthur Neto a Indicação 171/2020, que pede à Prefeitura de Manaus a criação do programa de assistência financeira para os artistas populares da cidade de Manaus, já tendo sido aprovada em plenário na semana passada.
“Buscamos garantir recursos para os artistas e profissionais da área cultural de Manaus, com a concessão de um auxílio financeiro, no valor de R$ 600, a ser pago durante o período de pandemia do novo coronavírus”, explica Gedeão Amorim.