Susam incentiva a participação de profissionais de saúde em pesquisa da USP sobre o uso de cadeiras de rodas no Brasil

O fisioterapeuta Ramon Rogado Guedes de Camargo, mestrando da Universidade de São Paulo (USP), de São Carlos, está realizando uma pesquisa nacional sobre o uso de cadeira de rodas no Brasil. Estima-se que, no mundo, 75 milhões de pessoas precisem usar cadeiras de rodas.

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) entende a importância desse tipo de estudo para que políticas públicas, nesse sentido, sejam criadas e aprimoradas para melhor atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e, por isso, está apoiando a divulgação da pesquisa em seus meios de comunicação oficial e na imprensa.

Os questionários são voltados para profissionais de saúde que atuam no serviço de dispensa de cadeira de rodas no Brasil e também, aos usuários que dependem desse meio para se locomover. O estudo visa saber quem são, onde estão e qual a interação entre pessoas envolvidas no serviço de dispensa de cadeiras de roda (usuários e profissionais).

No Amazonas, a dispensação de cadeiras de rodas é feita no Centro Especializado de Reabilitação (CER III) da Policlínica Codajás, unidade da rede estadual de saúde.

“Queremos conseguir melhor entender os usuários e profissionais dos serviços de cadeira de rodas. Quem são e o que pensam sobre os serviços de dispensa de cadeira de rodas no Brasil. Com essa pesquisa, esperamos poder atuar da melhor forma para atender as necessidades dos brasileiros no serviço de cadeira de rodas”, afirma o pesquisador em seu site.

Como participar da pesquisa?

A pesquisa está sendo realizada via formulário digital, de fácil preenchimento, até o dia 31 de julho.

As pessoas que usam cadeira de rodas poderão responder ao seu questionário, acessando o seguinte link: http://bit.ly/pesquisaCRusuarios.

Os profissionais da saúde que atuam na prescrição de cadeira de rodas, devem responder ao questionário, acessando o seguinte link: http://bit.ly/pesquisaCRprofissional .

Em caso de dúvidas, demais informações ou contato direto com os pesquisadores desta pesquisa, o endereço do site da pesquisa é: https://ramonrgcamargo.com/

 Fotos: Divulgação/Susam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *