Trump ordena bloqueio de downloads de TikTok e WeChat nos EUA

WASHINGTON — O governo americano baixou uma norma nesta sexta-feira que proíbe downloads nos EUA dos aplicativos chineses WeChat e TikTok. No caso do app de mensagens, a proibição vale a partir de 20 de setembro, próximo domingo. Para o Tik Tok, a decisão entra em vigor em 12 de setembro.

Segundo o “New York Times”, transferências de recursos e pagamentos pelo WeChat também serão suspensos. A Tencent, dona do WeChat, já havia sido proibida de fazer negócios com empresas e cidadãos americanos.

Em relação ao Tik Tok, o novo veto poderá ser revogado, caso a companhia chegue a um acordo para venda de suas operações nos EUA a uma empresa americana, como já determinado pelo presidente Donald Trump. O TikTok foi forçado a fazer um acordo com a Oracle, mas os termos ainda estão sendo discutidos.

 O TikTok permanecerá intacto até 12 de novembro — disse o secretário de Comércio, Wilbur Ross, à Fox Business.

A ideia é dar tempo para que o app chegue a um desenho final do negócio com a Oracle.

A ByteDance tem conversado com a Oracle e outros interessados para criar uma nova empresa, a TikTok Global, que visa a atender a preocupações dos Estados Unidos sobre a segurança dos dados de seus usuários. A ByteDance ainda precisa da aprovação de Trump para evitar uma proibição dos EUA.

O Departamento de Comércio disse que as medidas “protegerão os usuários nos Estados Unidos, eliminando o acesso a esses aplicativos e reduzindo significativamente sua funcionalidade”.

A ordem irá remover os dois aplicativos da App Store, da fabricante do iPhone, e da Google Play Store, da Alphabe, nos Estados Unidos, e proibirá outros de oferecer os aplicativos em qualquer plataforma “que possa ser acessada dentro dos EUA”, disse uma autoridade do Departamento de Comércio à Reuters.

O pedido não impedirá transações com outros negócios com a Tencent, proprietária do WeChat, incluindo suas operações de jogos on-line, e não proibirá a Apple, Google ou outras plataformas de oferecer o TikTok e o WeChat fora dos Estados Unidos.

Em nota, Ross disse que “nós tomamos medidas significativas para combater a coleta maliciosa de dados pessoais de cidadãos americanos pela China, enquanto promovemos nossos valores nacionais, as normas baseadas em regras democráticas e a aplicação agressiva das leis e regulamentos dos EUA”. Mais Noticias em… https://extra.globo.com/noticias/economia/trump-ordena-bloqueio-de-downloads-de-tiktok-wechat-nos-eua-24647313.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *