Forças Armadas darão apoio logístico no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai contar com o apoio logístico das Forças Armadas. O auxílio, recorrente na aplicação da avaliação que serve de entrada para o ensino superior, foi autorizada nesta quarta-feira pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, a pedido do Ministério da Educação (MEC), por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.

As organizações militares prestarão suporte no armazenamento seguro das provas do Enem, destaca a portaria. O pedido de apoio foi feito em 18 de junho pelo MEC por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas da edição 2020 foram prorrogadas em função da pandemia do novo coronavírus e serão aplicadas em 17 e 24 de janeiro de 2021.

“Dessa forma, as Forças Armadas, sob a coordenação deste Ministério, deverão utilizar os meios necessários para prestar apoio logístico à realização do ENEM 2020, solicitado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação”, afirma a portaria assinada pelo titular da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

Inicialmente, o governo estava resistindo a modificar a data do Enem em função da pandemia. Houve até campanha publicitária com o mote “a vida não pode parar”. Mas, no fim de maio, o MEC recuou e anunciou que faria mudanças na data, a partir de uma enquete com os participantes.

A enquete, no entanto, não foi seguida pelo governo. Nela, a maioria dos participantes optaram por fazer a prova em maio. Mas o governo adiou para janeiro, sob o pretexto de ter ouvido também as ponderações de secretarias estaduais de educação e das instituições de ensino superior privadas e Sociedade 18/11 9h52

Mais Notícias em… https://extra.globo.com/noticias/educacao/forcas-armadas-darao-apoio-logistico-no-enem-24753491.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *