Usando-se de movimentos leves, a massagem relaxante é uma excelente alternativa para o tratamento de dores musculares. Geralmente causadas por estresse, problemas de postura ou movimentos repetitivos, esses hábitos são prejudiciais, resultando em diferentes doenças. Dessa maneira, ela é uma ferramenta que promove o bem-estar, aliviando o desconforto das regiões mais afetadas.
É também por meio da massagem relaxante que aumentamos a temperatura do corpo e seu fluxo sanguíneo. Assim, reduzimos não apenas a tensão produzida pelos nervos, mas também as toxinas acumuladas nos músculos. Altamente benéfica, seus resultados ficam ainda melhores quando combinados a óleos e aromas terapêuticos, que potencializam suas sensações.
O que é a massagem relaxante?
Segundo o massoterapeuta Elizeu Santos, do LIFE – Instituto de Terapias Complementares, a massagem relaxante é uma técnica que mescla movimentos firmes e suaves sobre o corpo. Esses movimentos, por sua vez, estimulam a produção de hormônios relaxantes, como a ocitocina, que melhora o estresse e a sensação de medo, assim como a serotonina, que normaliza o humor, os batimentos cardíacos e a sensibilidade em relação à dor.
Tipos de massagem relaxante
Geralmente, todos os tipos de massagem promovem o relaxamento. Entretanto, dependendo do problema, algumas atuam com mais precisão, apresentando melhores resultados. Terapêuticas, elas colaboram com o funcionamento do organismo, ajudando com a recuperação de possíveis traumas. Conheça abaixo algumas delas, indicadas para diferentes tratamentos.
Bambuterapia: de acordo com Elizeu Santos, essa é uma técnica de origem francesa que usa bambus de diferentes tamanhos para fazer a massagem. Além de relaxante, também apresenta benefícios estéticos, isso porque reduz medidas, uma vez que promove uma espécie de drenagem linfática.
Massagem com velas quentes: também conhecida como Candle Massage ou Melted Candle, é realizada com a aplicação de cera derretida, entre 38°C e 39°C, diretamente sobre a pele. “Além de proporcionar relaxamento, também ajuda com a redução do estresse”, afirma o massoterapeuta.
Massagem com pedras quentes: terapia milenar, é uma das técnicas mais procuradas no Instituto de Terapias Complementares. O calor das pedras percorre suavemente a musculatura do corpo, esquentando e causando uma deliciosa sensação de relaxamento, aliviando as tensões e os sintomas da hiperatividade.
Reflexologia: bastante conhecida, é feita por meio de pequenas pressões nas zonas das mãos ou dos pés, para estimular ou desbloquear energias dos órgãos internos. Dessa forma, cada ponto tem um órgão correspondente e as zonas citadas servem como um minimapa para atuação no corpo todo.
Ventosaterapia: O tratamento por ventosa consiste em trazer as células doentes do sangue, do interior do corpo para a superfície, por fortes absorções, recuperando as células doentes.
Com o vácuo e a absorção na superfície do corpo, que abrem os vasos capilares e os poros, as toxinas são retiradas, ocorrem troca de gases, oxigenação do sangue, e a circulação sanguínea é ativada.
“É basicamente uma técnica de sucção através de uma campânula de vidro que produz um vácuo de determinadas regiões do corpo.” disse Elizeu.
Seja depois de um dia cansativo ou de uma semana estressante, a massagem relaxante é capaz de melhorar a qualidade de vida. E pode ser realizada tanto com as mãos, quanto com a ajuda de aparelhos massageadores com molas, rodinhas ou apalpadores. De qualquer forma, ela aparece como uma boa pedida para aliviar tensões, assim como para conquistar a calma e o equilíbrio.
10 benefícios da massagem relaxante
Mais consciência e intimidade com o próprio corpo
Ajuda com a revalorização da autoestima e da autoimagem
Melhora a elasticidade dos músculos
Ajuda com a circulação sanguínea
Diminui o cansaço físico e mental
Previne problemas musculares
Libera hormônios que promovem o bem-estar
Aumenta a circulação sanguínea
Colabora com o sistema nervoso
Elimina toxinas e resíduos metabólicos
Ou seja, as vantagens são muitas. Além disso, o massoterapeuta Elizeu Santos recomenda a massagem relaxante para pessoas ansiosas ou que se sentem muito angustiadas. Isso porque ela tem efeito calmante, fazendo com que o corpo todo reaja positivamente às técnicas aplicadas. Portanto, mais do que energética, ela também é revigorante, sendo um ótimo investimento para seu próprio bem-estar.
Massagens relaxantes: contraindicações
Assim como outros procedimentos, a massagem relaxante também não é indicada para todas as situações. Pois, dependendo das circunstâncias, os movimentos aplicados podem agravar lesões ou pequenos traumas. Considerando isso, é preciso que o massoterapeuta tenha conhecimentos suficientes para tomar as melhores decisões de tratamento.
Dessa forma, em casos de diagnósticos duvidosos, a técnica é contraindicada. E entre as diversas situações de risco, Elizeu Santos destaca: febre infecciosa, hemorragias, flebite, descalcificações graves (osteoporose), trombose, fraturas não solidificadas, câncer, feridas abertas, queimaduras recentes e doenças mentais graves.
Então, seja como procedimento estético ou como terapia alternativa, a massagem relaxante previne doenças, melhora distúrbios e possibilita alterações biológicas importantes. Entretanto, para melhores resultados, procure sempre a orientação de um profissional, assim você desfruta das melhores experiências sem ter que lidar com sequelas futuramente.
O LIFE – Instituto de Terapias Complementares fica localizado na Rua Padre Monteiro de Noronha, bairro Flores. Para saber mais sobre os serviços oferecidos, basta em entrar em contato pelos números (92) 99353-9119 / 98148 – 6618 / 98419 – 4951 ou pelo perfil @elizeusantos.tc no Instagram.
Foto – Divulgação