José Claudionor, o “Sabugo” prefeito de Urucurituba foi preso na manhã desta quarta-feira pelos integrantes do GAECO, grupo do Ministério Público que combate a corrupção e o desvio de comportamento público, em Manaus, na sua residência na Cidade Nova.
Sabugo como é conhecido na região, foi reeleito este ano, mas passa por avaliação de uso da máquina na cooptação de votos, o que pode lhe retirar o mandato e promover uma nova eleição. Sobre ele pesam muitas denúncia, desde o primeiro mandato, que vão desde a aquisição exagerada de combustível numa cidade de poucos veículos, até valores de pagamento de recolhimento do lixo, processo que vem conseguindo se safar através de medidas judiciais, mas não da força da lei investigativa do Ministério Público que foi busca-lo em casa, com mandato de prisão, para esclarecer fatos e estabelecer a ordem administrativa no município.
Mandatos de prisão e busca e apreensão também foram cumpridos em Urucurituba e em Itacoatiara, que é corredor de passagem para o município, com poucas horas de distância de barco.