Refugiados venezuelanos que buscam aperfeiçoamento profissional ou querem aprender uma nova profissão podem participar gratuitamente dos cursos que serão realizados pela Organização Não Governamental (ONG) Hermanitos, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e The Bureau of Population, Refugees and Migration (PRM).
As inscrições podem ser feitas até quarta-feira, dia 12, na sede do Hermanitos, localizada na Rua Quintino Bocaiuva, 626, no Centro. Para fazer o cadastro é necessário apresentar, no ato da inscrição, documentos originais e cópia (RNM ou REFUGIO, CPF e comprovante de endereço).
Todos os cursos serão realizados na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-AM), localizada na Rua Saldanha Marinho, 410, no Centro, entre os dias 17 e 27 de maio. Os requisitos variam de acordo com o curso. Para alguns, é necessário apenas o ensino fundamental completo e, para outros, é preciso ter concluído o Ensino Médio.
As vagas são para os cursos de: Manuseio e Boas Práticas para Serviços Alimentares; A Arte de Comunicar e Vender Mais; Criatividade e Inovação em Vendas; e, Desenho de Henna sobrancelhas.
Cursos
* Manuseio e Boas Práticas para Serviços Alimentares – Turma 1
De 17 a 21 de maio, das 13h às 17h. É preciso ter 18 anos e Ensino Básico completo (1º ano ao 5º ano).
* A Arte de Comunicar e Vender Mais – Turma 1
De 17 a 21 de maio, das 17h às 20h. É necessário ter 16 anos ou mais, e Ensino Fundamental Completo.
* Criatividade e Inovação em Vendas – Turma 1
De 17 a 27 de maio, das 17h às 20h. O requisito é ter 16 anos ou mais.
* Desenho de sobrancelhas com henna (com material ao aluno) – Turma 1
De 17 a 21 de maio, das 9h às 12h. Para este curso, é preciso ter feito o curso de design de sobrancelhas.
* Desenho de sobrancelhas com hena (com material ao aluno) – Turma 2
De 17 a 21 de maio, das 13h às 16h. Para este curso também é necessário ter feito o curso de design de sobrancelhas.
Sobre o Hermanitos
A ONG Hermanitos apoia os refugiados venezuelanos e tem o propósito de ajudar em sua inserção com dignidade, na sociedade brasileira, em três eixos: Plataforma digital para intermediação de empregos; Incentivo às iniciativas empreendedoras para geração de renda e; Estruturação de negócios para a geração de postos de trabalho.
O principal objetivo é promover iniciativas de acolhimento e melhoria da qualidade de vida dos refugiados venezuelanos, por meio de sua inserção no mercado local de trabalho e a promoção de sua dignidade como seres humanos.