Número de mortes provocadas pela pandemia é duas ou três vezes maior que o registrado, diz OMS

GENEBRA – A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta sexta-feira que os números oficialmente contabilizados de mortes provocadas direta ou indiretamente pela pandemia da Covid-19 constituem, provavelmente, “uma significativa subcontagem”. A agência estimou que o número real de mortes poderia ser duas a três vezes maior do que o reportado pelos países.

Ao apresentar seu relatório anual de estatísticas de saúde em nível mundial, a OMS estimou que o total de mortes ocasionadas pela pandemia em 2020 foi de pelo menos 3 milhões, ou 1,2 milhão a mais do que os 1,8 milhão de mortes informadas oficialmente.

Em 20 de maio de 2021, as estatísticas da OMS mostraram que cerca de 3,4 milhões de pessoas haviam morrido em todo o planeta de Covid-19, embora o número real possa ser muito maior, afirmou a organização.

Esse número pode, na verdade, ser duas ou três vezes maior. Eu acredito que de seis a oito milhões de mortes podem ser uma estimativa prudente — disse a diretora assistente da Divisão de Dados e Análises da OMS, Samira Asma, em uma entrevista coletiva virtual.

O analista de dados da OMS William Msemburi ressaltou que essa projeção inclui tanto mortes por Covid-19 não registradas oficialmente quanto as mortes indiretas por outras doenças provocadas pela falta de capacidade hospitalar e pelas restrições à mobilidade, entre outros fatores.

O desafio é que o número de mortes relatadas por Covid-19 são uma subcontagem do impacto total — explicou Msemburi.

A OMS citou a falta de sistemas confiáveis para registrar as mortes em muitos países, como o fato de muitas pessoas terem morrido com o coronavírus antes mesmo de serem testadas. Mesmo em regiões com sistemas de notificação relativamente confiáveis, a subcontagem é provável, segundo a organização.

A OMS estimou em 1,1 milhão a 1,2 milhão as “mortes em excesso” na Europa durante 2020, o dobro das 600 mil mortes relatadas.

Já nas Américas, o número de mortes em excesso foi de 1,3 milhão a 1,5 milhão em 2020, 60% maior do que o número de mortes pela Covid-19 relatado, de 900 mil.

Mais Notícias em… https://extra.globo.com/noticias/mundo/numero-de-mortes-provocadas-pela-pandemia-duas-ou-tres-vezes-maior-que-registrado-diz-oms-25027824.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *