Com redução de casos de Covid, Itália suspende uso obrigatório de máscara ao ar livre

ROMA – A Itália se tornou nesta segunda-feira um país com “baixo risco” de contágio pela Covid-19 e suspendeu a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre. A medida representa um marco para o primeiro país da Europa a ser duramente afetado pela pandemia do coronavírus, em fevereiro de 2020.

Com o decreto, o Ministério da Saúde classificou pela primeira vez as 20 regiões do país como “brancas”, ou seja, de baixo risco, de acordo com o sistema de classificação de cores adotado para avaliar o risco de contágio de Covid-19.

O Comitê Técnico Científico (CTS) que assessora o governo considera que, com todas as regiões agora na zona branca, estão reunidas as condições para superar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos, salvo em situações nas quais haja aglomeração, como mercados, feiras ou filas. A última grande quarentena na Itália ocorreu entre março e o fim de abril no país. Desde então, bares, restaurantes, cinemas, museus e salas de concertos estão em funcionamento no país.

Segundo dados oficiais, os contágios e as mortes por coronavírus caíram significativamente nas últimas semanas. No domingo, foram registrados 14 óbitos, um número bem menor na comparação com a média de 500 mortes por dia em dezembro e janeiro. Desde o início da pandemia, a Itália contabiliza 4,26 milhões de casos, com uma média diária hoje de 727 infecções, em comparação com mais de 22 mil em meados de março. O número total de mortes é de 127.472 pessoas.

Na Itália, cerca de 33,3 milhões de pessoas já receberam ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19, o equivalente a 55% da população. Os completamente vacinados, com as duas doses do imunizante, são 17,7 milhões, o que corresponde a 29,5% da população. Os italianos avançam na vacinação após três quarentenas, fechamento das fronteiras e recordes de morte no início da pandemia, quando imagens de caminhões transportando corpos de vítimas do coronavírus em Bergamo, no Norte do país, se tornaram a imagem da tragédia sanitária.

Assim como a Itália, países como Estados Unidos e França suspenderam a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos e até mesmo em ambientes fechados. Israel foi um deles, mas na semana passada retomou o uso da proteção em lugares públicos fechados como medida para evitar a propagação da variante Delta do coronavírus, que provocou um surto com dezenas de casos, apesar de mais de 60% da população israelense já estar totalmente imunizada.

Mais Notícias em… https://extra.globo.com/noticias/mundo/com-reducao-de-casos-de-covid-italia-suspende-uso-obrigatorio-de-mascara-ao-ar-livre-25080138.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *