A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) – em parceria com o Conselho Municipal de Cultura (Concultura) -, participou, neste sábado e domingo, 24/7 e 25/7 respectivamente, da 1ª Mostra Cultural ‘Manaus das Artes’, da Prefeitura de Manaus. A exposição, que foi aberta ao público e gratuita, ocorreu das 16h às 20h, na praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de Manaus.
A exposição foi mais uma das medidas tomadas pela Prefeitura de Manaus para auxiliar os artistas locais, promover a difusão multicultural e estimular a recuperação econômica do setor, que sofreu severamente com os impactos da pandemia da Covid-19.
O Departamento de Economia Solidária e Criativa da Semtepi reuniu 20 artesãos que tiveram a oportunidade de divulgar seus produtos e impulsionar suas vendas. Segundo a chefe do departamento, Izoney Tomé, ações como essas são vitais para o processo de retomada econômica de nossa cidade.
“Os produtos vão desde artesanatos tradicionais e produtos utilitários para o dia a dia, a alimentos à base de frutas regionais. E, com a aproximação do Dia dos Pais, eles também se preparam para oferecer produtos voltados a esse público”, disse.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles, a população manauara terá muito mais acesso à cultura na gestão do prefeito David Almeida. “Durante esses 200 dias de gestão, o Concultura focou não apenas em projetos de apoio e qualificação dos artistas, mas também em apontar mecanismos que facilitem o acesso da população à cultura”, ressaltou Tenório.
A mostra teve, ainda, apresentações no campo das artes visuais, literárias e performáticas, exposição de carros antigos, praça de alimentação e proporcionou uma imersão na arquitetura do Centro da cidade.
Fotos – João Viana / Semcom