Mesmo enfraquecido, furacão Ida causa inundações em Nova York e Nova Jersey e 15 mortes

NOVA YORK — O furacão Ida continua avançando pelo Atlântico Norte, causando fortes tempestades e inundações nos Estados Unidos. Na noite de quarta-feira, os governadores de Nova York e Nova Jersey declararam estado de emergência, depois de inundações que deixaram pelo menos 15 mortos.

Na cidade de Nova York, onde nove pessoas morreram, os fortes ventos e chuvas interromperam parcialmente o serviço de metrô. Os mortos incluem uma criança de 2 anos e uma senhora de 86. Em Nova Jersey, outras seis pessoas morreram, uma delas após ficar presa em um carro em uma enchente na cidade de Passaic e as demais no desabamento de casas na cidade de Elizabeth. Mais de 200 mil casas nos dois estados e na Pensilvânia estão sem eletricidade.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, declarou estado de emergência pouco antes das 23h30m de quarta-feira, dizendo que a cidade estava “enfrentando um evento climático histórico”, com “chuvas recordes, enchentes brutais e condições perigosas nas estradas”. Ele alertou os nova-iorquinos:

Fiquem dentro de casa.

Pouco antes da 1h, a cidade emitiu uma proibição de deslocamentos até 5h desta quinta-feira. “Todos os veículos não emergenciais devem estar fora das ruas e rodovias de Nova York”, disse o escritório de gerenciamento de emergência no Twitter. Uma estrada que atravessa o Central Park estava cheia de carros que foram abandonados depois de ficarem presos nas enchentes. A cidade registrou mais chuva na quarta-feira do que o normal em um mês, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.

A Autoridade de Transporte Metropolitano avisou os clientes em um alerta por e-mail, na noite de quarta-feira: “O serviço de trem é extremamente limitado por causa das fortes chuvas e inundações em toda a região”. O site do sistema mostrou que o serviço foi suspenso em mais de 18 linhas de metrô.

Em Nova Jersey, o governador Phil Murphy também declarou estado de emergência na noite de quarta-feira e pediu aos moradores que “ficassem fora das estradas, em casa e em segurança”. Todo o serviço ferroviário, com exceção da linha de Atlantic City, foi suspenso. O tráfego aéreo também foi suspenso na região.

As autoridades estavam se preparando para remover os moradores em parte da cidade de Passaic, depois que o Rio Passaic transbordou e causou inundações significativas. O Ida, que atingiu a Louisiana no domingo como um furacão de categoria 4, foi rebaixada para um ciclone pós-tropical, de acordo com o Centro Nacional de Furacões. Dezenas de milhares de residências no estado do Sul americano continuam sem energia elétrica.

Mais Notícias em… https://extra.globo.com/noticias/mundo/mesmo-enfraquecido-furacao-ida-causa-inundacoes-em-nova-york-nova-jersey15-mortes-25181678.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *