Aos 12 anos de idade, Alisson Felipe encontrou no esporte o início de uma atividade que, além de lazer, pode representar um futuro promissor. Ele é morador do bairro Jorge Teixeira, na zona Leste da capital, local em que a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), reformou o complexo esportivo Casinha Branca, há anos abandonado pelo poder público. No total, o município está reformando seis complexos esportivos na capital, com investimentos de R$ 30 milhões em 15 bairros.
“Eu gosto demais de jogar futebol com os meus amigos aqui. Tudo ficou muito lindo e sempre depois da escola a gente se reúne para brincar, é muito legal”, afirmou Alisson.
No local, o campo de futebol ganhou novos vestiários, arquibancadas, banheiros com acesso para pessoas com necessidades especiais, além de pista de caminhada, academia ao ar livre e quadra poliesportiva, beneficiando cerca de 100 crianças, que frequentam o complexo.
Entre os seis complexos esportivos reformados estão o da praça do bairro Dom Pedro, praça do Parque das Laranjeiras, praça do Manoa, praça da rua 163 no bairro Nova Cidade, praça da rua 41, também no Nova Cidade, praça do bairro Jorge Teixeira 1ª etapa e a praça de alimentação no bairro da Glória.
De acordo com o secretário de Obras, Renato Junior, a meta é atender cerca de 15 bairros com as obras de reformas, o que representa um investimento de R$ 30 milhões.
“O prefeito David Almeida preza sempre pelo bem-estar da população, e nossas equipes atuam na reforma desses complexos esportivos para levar qualidade de vida aos moradores, bem próximo de casa. É uma gestão que tem compromisso com a cidade de Manaus, e vem muito mais por aí, pois temos a meta de reformar 15 complexos, para levar esporte, lazer e saúde à população, como determina o nosso prefeito”, destacou o secretário Renato Junior.
No bairro Crespo, zona Sul da capital, o campo da Luzitânia se tornou o primeiro da cidade a contar com um sistema completo de escoamento da água da chuva. Na praça das Flores, conjunto Flamanal, além de quadra coberta e academia ao ar livre, a comunidade ganhou uma biblioteca comunitária em meio ao espaço verde.
Também faz parte da iniciativa para dotar os bairros de áreas de esporte e lazer, o programa “Uma Luz para o Esporte”, desenvolvido pela Unidade Gestora de Abastecimento de Energia (UGPM), vinculada à Seminf, que iluminou até agora, com LED, cerca de 120 espaços esportivos e seus entornos, na capital e em áreas rurais.
Fotos – Márcio Melo / Seminf