A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveram, nesta segunda-feira, 17/7, uma reunião de alinhamento com candidatos a conselheiros tutelares das zonas Centro-Sul e rural, com o objetivo de orientar os candidatos sobre as futuras etapas do processo eleitoral. O encontro aconteceu no miniplenário Cônego Gonçalves de Azevedo, situado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), localizada na avenida Mário Ypiranga, zona Centro-Sul da cidade.
“Essa iniciativa foi uma recomendação do Tribunal Regional Eleitoral, o TER, que é nosso parceiro nesse processo, e também da própria Universidade Federal do Amazonas, a Ufam, a fim de que todos que estão participando do pleito se sintam informados, orientados, e que não haja nenhuma dúvida”, destacou a presidente do CMDCA e subsecretária municipal de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.
No total, 44 candidatos participaram da reunião. No local, foram discutidas questões relacionadas à prova de conhecimentos, às escolas que serão utilizadas como locais de votação e aos números oficiais dos candidatos.
O CMDCA ressalta que haverá reuniões com candidatos de outras zonas ao longo da semana, sendo que a última será realizada na próxima segunda-feira, 24/7. A expectativa é de que mais de 300 pessoas participem dos encontros.
Sobre a eleição
A abertura do processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares de Manaus, durante o quadriênio 2023/2027, se tornou pública, por meio de edital publicado inicialmente na edição 5.565 do Diário Oficial do Município (DOM), no dia 13 de abril deste ano. De acordo com o documento, a eleição será realizada no dia 1º/10, das 8h às 17h, em locais a serem definidos pelo CMDCA.
Além de estabelecer e detalhar as normas para a realização do pleito, o edital ainda confirmou a abertura de vagas para o Conselho Tutelar da Zona Norte 2, a décima unidade do órgão na cidade. Cada unidade contará com cinco titulares e cinco suplentes, totalizando 50 conselheiros tutelares eleitos e 50 conselheiros suplentes.
Fotos – Marcely Gomes / Semasc