Conceitos básicos sobre o funcionamento da Zona Franca de Manaus (ZFM) e a atuação da Autarquia na Amazônia foram transmitidos, nesta sexta-feira (11), para cerca de 300 alunos do Ensino Médio, durante programação especial alusiva ao Dia do Estudante. O evento foi promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi – Núcleo Regional do Amazonas (IEL-AM) na Escola Senai Antônio Simões, localizada na Avenida Rodrigo Otávio, em frente ao Centro Cultural Povos da Amazônia (Bola da Suframa), Distrito Industrial, zona Sul, e foi a segunda atividade do ano do projeto “Suframa nas Escolas”.
A programação em homenagem ao “Dia do Estudante” foi dividida em duas partes para atender aos alunos do matutino e do vespertino. Foram ministradas as palestras “Empreendedorismo e Inovação: Caminhos para ser um empreendedor de sucesso”, por Jander Cavalcanti, e “Orientações sobre o Mercado de Trabalho”, cujo palestrante foi Francisco Carlos.
A ZFM teve destaque na agenda estudantil do IEL. Pela manhã, a engenheira de Operações da Suframa Camila Jacqueline Carneiro abordou um pouco da história da ZFM e da Suframa, destacando os benefícios proporcionados pelo modelo em toda a região e ressaltou que produção industrial atende a 95% do território nacional.
À tarde, a servidora da Suframa Ester Amaral destacou temas como investimentos, biotecnologia, Distrito Agropecuário, preservação e sobre o esforço constante da Autarquia de atrair novas indústrias para o Polo Industrial de Manaus (PIM). “Antes da palestra eu não sabia nem o que era a Suframa, não conhecia nada, não tinha nenhuma base. E com a palestra eu aprendi toda a sua importância para a região amazônica, para o País, e aprendi o quanto ela ajuda os brasileiros a ter empregos, ajuda na agronomia. Enfim, aprendi sobre a importância da Zona Franca”, salientou o estudante Sátiro Júnior, de 17 anos.
A pedagoga Mariluci Pinheiro elogiou a iniciativa da Suframa de divulgar o modelo ZFM e destacou que o Dia do Estudante é um lembrete para a importância do aprendizado constante e contínuo. “Para a gente do sistema S é um enorme prazer a gente comemorar esse dia, porque o Dia do Estudante não é só para eles é para todos porque tanto a gente aprende todos os dias quanto a gente também ensina. Acho maravilhoso vê essa turma de gente jovem, com faixa etária entre 14 até 22 anos, se qualificando e nos ajudando nessa nossa missão do Sistema S, que é de entregar os melhores profissionais para o mercado”, detalhou
Projeto
O “Suframa nas Escolas” é uma iniciativa da Autarquia idealizada para conscientizar jovens estudantes da capital amazonense sobre a importância e os benefícios da Zona Franca de Manaus (ZFM) nos aspectos social, econômico e ambiental.
Os palestrantes são servidores da Autarquia voluntários. Para servir de base inicial na elaboração do conteúdo das apresentações, os voluntários recebem um texto elaborado pela equipe técnica da Suframa. Além de exposição de slides, as palestras contam com arquivos multimídia, incluído vídeos de curta duração.
Além de exposição de slides, as palestras contam com arquivos multimídias incluindo um vídeo de animação sobre a ZFM, de pouco mais de um minuto, cedido em cortesia pela Rede Amazônica e outro gravado em parceria com a TV Encontro das Águas, de dois minutos, e que conta com a participação de servidores da Autarquia.
Direito
O Dia do Estudante é comemorado, no Brasil, no dia 11 de agosto. A data foi sugerida em 1927, em homenagem aos cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país: a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Ambas autorizadas por D. Pedro I, em 11 de agosto de 1827. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.
Fotos: Divulgação/Suframa