Nesta sexta-feira (9), a Polícia Federal iniciou a Operação Nirmata para desmantelar uma rede de difamação contra o prefeito David Almeida (AVANTE), envolvendo a criação de áudios falsos com inteligência artificial.
A ação está em curso no Amazonas, visando identificar os responsáveis pela produção e disseminação dos áudios fraudulentos. A PF executa nove mandados de busca e apreensão, direcionados a um designer, três empresas de publicidade, sócios e dois compartilhadores de “fake news”.
Durante as diligências, mídias computacionais foram apreendidas, e os suspeitos intimados para depor na Superintendência da Polícia Federal. O Ministério Público Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil acompanham de perto.
O caso começou com uma manifestação de professores em frente à Prefeitura de Manaus, seguida pela divulgação de um áudio falso atribuindo insultos ao prefeito. A investigação inicial confirmou tecnicamente a falsidade do áudio. Agora, foi identificado o sistema, os responsáveis pela criação, o local de produção e uma agência de publicidade envolvida na disseminação em plataformas digitais.